Em 2011 a Honda completa 40 anos no mercado brasileiro de motocicletas, o qual é atualmente um dos principais da empresa em todo o mundo.
A VFR 1200F é uma motocicleta inovadora. Reunindo tecnologia, conforto com esportividade e vocação estradeira (para o asfalto). O modelo realmente se destaca graças ao seu design revolucionário e à tecnologia de ponta empregada em cada um de seus componentes.
Um de seus grandes diferenciais é a transmissão automática de dupla embreagem (DCT – Dual Clutch Transmission), inédita em âmbito mundial para motocicletas. O sistema automático (AT) proporciona uma pilotagem tão prazerosa e emocionante quanto ao modo manual (MT). Ao toque do comando esquerdo, o piloto pode realizar trocas de marchas
conforme sua necessidade. Toda essa tecnologia está associada ao excelente conforto e sofisticação que o modelo transmite.
Design inovador
O design da VFR 1200F tem linhas inspiradas na motocicleta conceito V4 e sua carenagem de dupla camada (Dual Layer).
O motor compacto e a otimização do espaçamento entre os cilindros permitiram baixar a altura do assento (815 mm), tornando mais fácil para que o motociclista apóie os dois pés no chão. Suas formas envolventes proporcionam ao piloto a sensação de “ser”, “fazer parte” da motocicleta, em vez de simplesmente “estar” sobre ela – aspecto fundamental para ampliar as sensações de prazer e controle.
O formato do tanque de combustível vai além da função estética. Sua forma dá mais apoio ao motociclista, permite o perfeito encaixe de suas pernas e uma posição de pilotagem ergonômica, ampliando o controle.
A carenagem frontal está em harmonia com o tanque, oferecendo proteção eficiente, tanto para o piloto quanto para o garupa. Os comandos e interruptores foram posicionados para oferecer perfeita ergonomia, praticidade e fácil pilotagem.
Motor forte e progressivo
A VFR 1200F conta com motor de quatro cilindros em V a 76º, quatro tempos, arrefecido a líquido, com 1237 cm3, que desenvolve potência máxima de 172,7 cv a 10.000 rpm e torque de 13,2 kgf.m a 8.250 rpm. O propulsor foi concebido para atingir altas velocidades, com entrega de potência progressiva e confortável. O motor dispõe de torque já em baixas rotações, com 90% disponível a partir de 4000 rpm, tornando a VFR 1200F uma motocicleta divertida e emocionante de pilotar.
Trata-se de um propulsor extremamente compacto, devido à adoção do sistema UNICAM, que utiliza apenas um comando de válvulas por cabeçote, ao invés de dois. As válvulas de admissão são acionadas por cames (ou ressaltos) e as válvulas de escape, via balancins roletados, objetivando compactação e redução de peso do motor.
O modelo é equipado com a primeira transmissão de dupla embreagem totalmente automática do mundo para motocicletas de grande cilindrada.
O novo sistema possui desenho leve e compacto. Mecanicamente, é semelhante às transmissões de dupla embreagem instaladas nos automóveis, que possuem mais espaço para sistemas de maiores dimensões. No entanto, numa motocicleta o espaço é limitado, o que dificulta a utilização de transmissões idênticas às dos automóveis. A distância do solo e a alteração do centro de gravidade da motocicleta em curvas são outros fatores limitantes.
Para superar estes desafios, a transmissão de dupla embreagem da VFR 1200F utiliza dois eixos primários e embreagens hidráulicas em linha. As passagens hidráulicas do sistema estão localizadas atrás da tampa do lado direito do motor, originando um eixo de transmissão mais curto.
Fonte: RockRiders
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