21/04/2011

Conhecendo Brasília, a Capital Federal

Características


Brasília é a Capital de todos os brasileiros, sua população é formada por pessoas vindas de todos os cantos deste grande País. Cada uma dessas pessoas traz consigo a cultura de suas regiões, o que faz de Brasília uma cidade rica e diversificada na sua gastronomia e na cultura.

Hoje a cidade é formada por uma mistura de características de metrópole, cidades administrativas e até do interior, Brasília foi Inaugurada em 21 de abril de 1960, pelo então presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira.

em Brasília há apenas dois períodos climáticos; o seco e o chuvoso, o primeiro, de abril a setembro e o segundo, de outubro a março. O mês mais seco do ano é agosto e o mais frio é julho. No restante do ano, o clima é mais ameno e agradável, com temperatura média de 24 graus. Raramente a temperatura atinge 30º de máxima e os 15º de mínima. O normal é uma temperatura amena que oscila entre 22 e 28 graus.

Atrações


Catedral Metropolitana de Brasília - Projetada por Oscar Niemayer, foi inaugurada em 31/5/1970. Possui 40 m de altura com 16 arcos de concreto armado circundados por um espelho d’água.


Congresso Nacional - Projetado por Oscar Niemayer é sede do Poder Legislativo. Os blocos em forma de H têm 28 andares e abrigam atividades administrativas. No seu interior, encontra-se vasto acervo cultural e paisagístico. Nas cúpulas se localizam os plenários, a convexa da Câmara dos Deputados e a côncava do Senado Federal. Possui sistema de som que abrange todo o conjunto e possibilita o acompanhamento dos debates realizados nos plenários. Seu acesso é pela rampa do Congresso. Ao redor do edifício principal encontram-se os anexos de cada Casa e o Prodasen.


Panteão da Pátria - Construído em memória do ex-Presidente Tancredo Neves e aos heróis da Pátria, sua forma sugere uma pomba. No "Salão Vermelho", um painel de Athos Bulcão, e no "Salão Principal", um painel histórico de João Câmara e vitral de Marianne Peretti. Projeto de Oscar Niemeyer.


Esplanada dos Ministérios - Localizada no Eixo Monumental Leste, é um conjunto formado por 17 edifícios distribuídos harmoniosamente e com regularidade arquitetônica.


Palácio do Planalto - Inaugurado em 21/4/1960, abriga a sede do Poder Executivo, lugar de trabalho do Presidente da República. No primeiro andar estão as salas nobres de audiências e salões de banquetes; no segundo fica o gabinete do Presidente da República; e no terceiro, os gabinetes Civil e Militar. Seu acesso é feito pela famosa rampa. Apresenta troca de guarda a cada 2 horas e todas as sextas-feiras às 17h30, realiza-se a cerimônia de arriamento da bandeira com a presença de bandas e Dragões da Independência.



Palácio do Alvorada - Localizado às margens do Lago Paranoá, é a residência oficial do Presidente da República. Suas colunas são o símbolo da cidade, utilizado em seu brasão. Projeto de Oscar Niemayer inaugurado em 30/6/1958. Primeiro prédio de alvenaria de Brasília. À frente do Palácio existem duas esculturas: "As Laras", de Ceschiatti, e "O Rio dos Ritmos", de Maria Martins. Ao lado, uma capela com fachada de Athos Bulcão.


Parque da Cidade Sarah Kubitschek -  É um dos principais centros de lazer ao ar livre da cidade, concentrando quadras de esportes, lagos artificiais, parque de diversões, centro hípico e pistas de caminhada, patinação e ciclismo.



Centro Poliesportivo Ayrton Senna - Localizada no Eixo Monumental Oeste é um dos mais bem equipados complexos arquitetônicos do País, com o Estádio Mané Garrincha, o Ginásio de Esportes Nilson Nélson, pistas de atletismo, o conjunto aquático Cláudio Coutinho, quadras polivalentes, pista de bicicross e o Autódromo Nélson Piquet.



Centro Cultural Banco do Brasil - Foi inaugurado em Brasília no dia 12 de outubro de 2000, com o objetivo de inserir a capital do País no roteiro nacional dos melhores eventos e produções culturais. Desde então, o CCBB Brasília consolidou-se como um dos principais protagonistas do cenário artístico brasiliense, desenvolvendo uma programação pautada em valores como diversidade temática, brasilidade, ineditismo e relevância cultural. Além disso, todo trabalho é voltado para possibilitar o acesso à cultura aos diversos segmentos da sociedade.

Nenhum comentário: