12/04/2011

Conhecendo Floripa, a "Ilha da Magia" em Santa Catarina

Características


“Floripa” ou “Ilha da Magia” são alguns dos apelidos carinhosos que definem o encanto da capital Florianópolis do estado de Santa Catarina. A cidade, que tem um dos melhores índices de qualidade de vida do Brasil, ocupa 423 km² em uma ilha de Santa Catarina e ainda mais uma área no continente.

O último levantamento do IBGE apontou 408 mil habitantes, o que faz de Florianópolis o segundo município mais populoso do estado de Santa Catarina, atrás apenas de Joinville. Isso é uma particularidade de Floripa e de Vitória (no Espírito Santo) - ambas são as únicas capitais que não são as cidades mais populosas dos seus estados.

O clima na ilha de Florianópolis é do tipo subtropical úmido e as estações são bem definidas. O verão e o inverno costumam ser intensos e a temperatura média anual é de 21° C. A temperatura máxima é de 31° Celsius, enquanto a mínima fica por volta de 7° C.

Atrações


Ponte Hercílio Luz - Foi construída para ligar o continente à ilha de Santa Catarina (ligando a parte continental da capital, Florianópolis, à parte insular), é um dos pontos mais visitados da capital.



Praia Mole - Tradicional point da juventude da Ilha, a Praia Mole, que tem este nome devido à areia solta e macia, é freqüentada principalmente por surfistas e praticantes de parapente, que aproveitam a encosta sul como rampa de decolagem.

Nos dias mais quentes a paquera toma conta do lugar. Corpos atléticos e torneados desfilam por suas areias, exibindo todo o charme de quem sabe aproveitar as coisas boas da vida. A mesma galera sarada pode ser apreciada nas filas formadas nas duchas de água doce, que tanto refrescam quem tem medo de entrar no mar bravio, quanto tiram a água salgada do corpo de quem aventura-se pelo mar gelado da costa leste.


Jurerê - O mar de coloração verde, com temperatura amena e ondas calmas fazem de Jurerê uma praia típica da região norte da Ilha. São pouco mais de três quilômetros de extensão de areia fina e clara, que propiciam uma caminhada agradável. Na água, os veleiros e lanchas do Iate Clube de Santa Catarina dão um toque sofisticado ao visual.


Praia Brava - Voltada para o oceano, com ondas fortes, fundo esburacado e forte repuxo, a praia Brava foge ao padrão calmo das praias do Norte da Ilha. No entanto, essas mesmas características atraem surfistas profissionais e amadores de todo o país e faz da praia um dos pontos mais badalados da Ilha.


Joaquina - Freqüentada por surfistas, belas garotas, praticantes de vôlei de praia e de um futebolzinho no fim de tarde, é uma das praias que oferece melhor infra-estrutura ao turista, recebendo durante os dias quentes da primavera e verão um grande número de excursões provenientes de todo o Brasil e do exterior.

O aglomerado de rochas, situado à esquerda, a iluminação noturna e os chuveiros públicos são algumas das marcas registradas da Joaquina. Há também um amplo estacionamento pago, sanitários, estacionamento para ônibus de turismo, salva-vidas, posto policial, loja de artesanato, bares, restaurantes e hotéis


Lagoa da Conceição - Situado no centro geográfico da Ilha de Santa Catarina, o bairro Lagoa da Conceição reúne praias, dunas, montanhas e a maior lagoa da Ilha. Com tanta diversidade, o lugar tornou-se o ponto turístico natural mais conhecido de Florianópolis.

Mirante Manoel de Menezes - Localizado no alto do Morro da Lagoa, tem uma das mais belas vistas panorâmicas da cidade. Dali é possível visualizar grande parte da Lagoa, a Avenida das Rendeiras, as dunas e, em dias de sol, o mar da Joaquina e da Praia Mole.


Parque Ecológico do Córrego Grande - Situado em um bairro sem praia e com uma área total de 21,3 hectares,conta com uma infra-estrutura diversificada para oferecer ao visitante mais uma alternativa na área de lazer em Florianópolis.
A grande atração do lugar são as trilhas interpretativas. Ladeadas por mata nativa, contam com placas de sinalização e de identificação de cerca de 100 espécies de árvores.

2 comentários:

Anônimo disse...

Um dos melhores destinos que estiveram! Leia este artigo se você quiser saber mais sobre esta ilha maravilhosa: http://viagemhoje.com/ilha-de-florianopolis-aqui-todo-mundo-se-diverte.html
Abraços!

Sara disse...

Eu adoro esse tipo de praias, sempre que posso fugir do meu escritório, mesmo para o fim de semana para ver estas, porque eu me sinto muito mais livre nesses turístico att s e eu acredito Os melhores hotéis em Florianópolis estão no Decolar.com