Um iPad no lugar das tradicionais apostilas didáticas de papel é o os alunos do curso pré-vestibular do Integral Sistema de Ensino em Campinas (SP) estão utlizando
Segundo Ricardo Falco, diretor do Integral, acessar conteúdos de notícias e manter-se atualizado é essencial para que o aluno seja bem sucedido nas provas. “O perfil do vestibular mudou. Não adianta apenas passar uma lista de exercícios para o aluno estudar. Ele tem que estar bem informado e a nova geração ainda não tem o hábito de ler jornal diariamente. Acreditamos que disponibilizar o conteúdo e informação nas tecnologias que o aluno já usa será o grande diferencial.
A troca das apostilas por um meio eletrônico portátil segue a política do Integral de aliar tecnologia ao processo educacional. A escola é a quarta melhor colocada no Brasil, pelo ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) e a primeira da região de Campinas.
Ao fazer a matrícula no curso pré-vestibular, o estudante receberá o iPad, por meio de contrato de comodato, para ser usado nos estudos na escola ou em casa. Ao final do curso de um ano, o aluno ficará com o aparelho.
O Integral proverá todo o conteúdo do iPad como apostilas didáticas e aplicativos úteis para os estudos, além de atualizar periodicamente os dados. Com o aparelho, o estudante terá acesso a conteúdos de jornais, revistas e todas as obras literárias exigidas nos vestibulares, cujo conteúdo é de domínio público. Além disso, poderá rever a qualquer hora as animações educacionais com conteúdo dinâmico e 3D, dados em sala de aula com a lousa eletrônica. O aparelho também acessa a internet em qualquer rede wi-fi.
“O aluno ganhará mobilidade, poderá levar todo o material de estudos para qualquer lugar. Além disso, ao usar o iPad, a escola se utiliza de uma tecnologia que já é íntima dos adolescentes, fala a língua deles e poderá interagir com muita agilidade”, afirma Ricardo Falco.
O uso do iPad em substituição às apostilas diminui drasticamente o uso de papel na produção do material didático, antes apostilado. O iPad também possui recursos como áudiolivro, que lê qualquer texto apresentado na tela, além da possibilidade de aumentar o tamanho da fonte, o que garante acessibilidade ao portador de deficiência visual.

Nenhum comentário:
Postar um comentário