27/04/2011

Espião é condenado por roubar dados da Ford

A Justiça dos EUA condenou o chinês Xiang Dong Yu a quase seis anos de prisão por ter roubado segredos industriais da Ford e repassado a uma concorrente chinesa.

Também conhecido como Mike Yu, o profissional foi considerado culpado das duas acusações de roubo de informações confidenciais e ainda terá de pagar uma multa de U$ 12,5 mil (cerca de R$ 19,5 milhões).

Mike Yu cumprirá pena em uma prisão federal dos EUA. Ele perderá o visto permanente do país e ainda será deportado, depois de cumprir a setença.

O chinês foi preso em 2009 no aeroporto de Chicago quando chegava da China, sob acusação de roubo de segredos industriais sobre design da Ford, estimados em milhões de dólares. Ele trabalhou na companhia de 1997 a 2007.

Antes de comunicar a empresa que trocaria de trabalho, Yu copiou cerca de 4 mil documentos com detalhes do design do sistema de transmissão e sistemas elétricos.

Depois de ter copiado os dados, o engenheiro enviou um e-mail à Ford para comunicar que se desligaria da empresa. Em seguida, ele começou a trabalhar na montadora Beijing Automotive Industry Corp.

Nenhum comentário: