18/04/2011

Lula quer implantar Bolsa Família na África

Benefício do programa Bolsa Família irá chegar até a África através do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Ele quer que modelos assistenciais do Brasil cheguem ao continente africano, por meio de projetos de seu futuro instituto. O anúncio da "exportação" dos benefícios foi feito durante a última viagem de Lula à Europa.

Segundo ele, inicialmente o benefício será implantado em países de língua portuguesa e terá ênfase em projetos de agricultura familiar de microcrédito e programas como o Bolsa Família.

Apesar do anúncio, ainda não há data prevista para implantação do programa naquele continente. Em entrevista ao jornal "Folha de S. Paulo", o ex-presidente diz que deverá antes adequar o projeto com a realidade dos africanos.

"Tem que ser com muito cuidado, porque eu também não posso chegar lá com o pacote pronto e achar que pode ter resultado. A gente só abre a geladeira na casa dos outros depois que pedir para o dono. E, se for educado, não abre. Então não posso chegar com políticas prontas. Quero discutir com eles como nós fizemos para ver se há a possibilidade de fazermos nesses programas que deram certo no Brasil".

Durante visita a Londres na semana passada, o ex-presidente ainda fechou parcerias com iniciativa privada para lançar o projeto na África. Durante os oito anos de mandato como presidente da República, Lula visitou 29 países do continente africano.

Nenhum comentário: