18/04/2011
Porque Feira de Santana precisa virar Região Metropolitana?
* As regiões metropolitanas recebem tratamento diferenciado por parte do Governo Federal, um exemplo é o pacote de obras do PAC que privilegiou em especial regiões metropolitanas.
* Com mais de 600 mil habitantes a cidade é um abrigo de uma série de outras cidades que buscam serviços dos mais diversos.
* Os ônibus para cidades participantes da região metropolitana ganharia tarifas menores e o sistema de transporte seria integrado e metropolitano.
* As tarifas de telefone também seriam padronizadas, não se pagaria DDD pra uma ligação para São Gonçalo dos Campos por exemplo.
* Os consórcios públicos seriam formados com mais facilidade, o descarte do lixo por exemplo seria em um único aterro sanitário e o uso seria compartilhado entre as cidades participantes da RMFS.
* A rodoviária de Feira de Santana, é a mesma há mais de 30 anos, está no local errado (centro) e muitas linhas estão sendo deslocadas para pontos de apoio de empresas. Existem recursos para tal fim existente no Ministério das Cidades especialmente para Regiões Metropolitanas.
* O Aeroporto de Feira não funciona, enquanto em cidades menores como Petrolina, são indutores de desenvolvimento, a criação da RMFS forçaria investimentos nesta área.
* Feira possui apenas um Hospital Geral que está defasado estruturalmente e que não suporta a demanda de sua região. O Ministério da Saúde também analisaria a questão de maneira diferenciada se Feira passar a ser Região Metropolitana.
* Mesmo sendo uma das maiores cidades do Brasil e dona do maior entroncamento rodoviário do Nordeste, Feira não possui um Polo Logístico para facilitar a exportação de suas fábricas como Pirelli, Yazaki, Nestlé, Heineken - Kaiser, Klabin e etc.
* Na educação é preciso que a cidade ganhe uma Universidade Federal, pois a Estadual não comporta nem um terço da gama de pessoas que buscam o acesso ao ensino superior gratuito.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário