A Apple ainda não se manifestou oficialmente sobre um possível rastreamento e armazenagem de dados feitos pelo iPhone, que mostra dados da localização do usuário conforme ele se movimenta com o telefone, mas o site americano MacRumors diz que um de seus leitores conseguiu uma declaração por e-mail enviada por Steve Jobs, presidente-executivo da empresa.
Segundo o site, Jobs disse que o iPhone não registra a localização dos iPhones e quem faz isso com os seus aparelhos é o Android, sistema operacional concorrente desenvolvido pelo Google.
- Steve, você poderia explicar a necessidade de um sistema de rastreamento embutido em meu iPhone? É um pouco irritante saber que minha localização exata está sendo gravada o tempo todo. Talvez você possa lançar alguma luz sobre isso antes de eu mudar para um Android. Eles não fazem isso.
A resposta, segundo o MacRumors, foi curta e objetiva.
- Ah, sim, eles fazem. Nós não rastreamos ninguém. A informação que está circulando é falsa.
Nesta segunda-feira (25) o jornal americano Wall Street Journal disse que fez um teste e descobriu que o iPhone coleta dados sobre o movimento dos usuários mesmo quando serviços de localização do aparelho estão desligados.
O assunto ganhou destaque quando Alasdair Allan e Pete Warden, especialistas da área de segurança, publicaram um artigo no site americano de tecnologia O'Reilly Radar com a informação de que o problema afetaria também as pranchetas eletrônicas iPad. Eles explicaram que os dados são guardados em um arquivo escondido, porém não criptografado (ou seja, sem códigos de proteção).
No último sábado (23), o congressista americano Edward J. Markey pediu uma investigação no Congresso sobre o caso, dizendo que a informação desprotegida no iPhone poderia colocar, por exemplo, as crianças em risco, já que hackers poderiam invadir o sistema dos telefones.
No mesmo dia, o Wall Street Journal disse que os telefones celulares que possuem o sistema operacional Android, do Google, também estão equipados, como o iPhone, da Apple, com um polêmico sistema de localização de seus usuários. O jornal destaca uma pesquisa do analista de segurança Samy Kamkar, que testou um aparelho da marca HTC com sistema Android.
Nenhum comentário:
Postar um comentário