Por Hamurabi Dias*
Começa nesta segunda-feira (25) a campanha de vacinação contra a gripe para idosos em Feira de Santana. A população alvo dessa mobilização será ampliada nesta edição para crianças até 2 anos, gestantes e profissionais de saúde que atendem aos pacientes diretamente. A campanha ocorrerá em todos os 22 municípios que fazem parte da 2ª DIRES, sediada em Feira de Santana.
Iraci Leite da Silva, diretora da 2ª DIRES, salientou que no município a data de mobilização maior (o Dia D) será 7 de maio, mas em virtude da demanda da Micareta, no sábado (30) penúltimo dia de festa será realizada essa mobilização em regime especial.
Sobre a quantidade de pessoas imunizadas Iraci disse que haverá distribuição para 100% da população-alvo a ser imunizada por município. Mas o quantitativo total dos imunobiológicos não estará disponível de uma só vez. “A princípio nós distribuímos 50%, que é o quantitativo que recebemos da secretaria de saúde, nós recebemos a metade do que é para vacinar e no decorrer da campanha que vai até maio nós vamos suprindo as necessidades dos municípios que solicitam as vacinas até imunizar 100% da população-alvo”, esclareceu.
A respeito da estrutura da distribuição das vacinas Iraci explica a estratégia utilizada para entrega do produto. “Nosso plano de ação, não só durante os períodos de campanha, é de entregar esses imunobiológicos todos os meses. Nossos técnicos vão com carros adaptados entregar essas vacinas nas redes de frios do municípios que são responsáveis pela distribuição das vacinas nos postos. Supervisionamos a rede de frios. Temos esse controle para garantir que essas vacinas cheguem a população e a sua qualidade”.
Iraci disse que quando há reclamações de falta de vacina realiza-se o trabalho junto com os gestores do município para investigar o motivo da ausência. “Quem vai garantir os PSFs é o gestor municipal. Garantimos 100% da vacina na rede de frios dos municípios. A distribuição para os postos nós vamos acompanhar e monitorar os gestores municipais nessa entrega”, explicou a diretora.
Fonte: "Bom Dia Feira"
Nenhum comentário:
Postar um comentário