30/05/2011

Cebolinha e Mônica são namorados em novo exemplar de revista


Dizem os psicólogos que, sob a implicância infantil, esconde-se um sentimento amoroso profundo de uma criança em relação à outra, que elas ainda não compreendem e não sabem administrar. O mesmo se aplica para os dois personagens mais emblemáticos dos quadrinhos brasileiros – Mônica, a baixinha, gorducha e dentuça que não se separa de seu coelho de pelúcia, e Cebolinha, o menino de cabelo espetado, que troca os Rs pelos Ls e faz de sua missão pessoal atazanar a amiguinha do bairro.


Depois de anos de implicância nos quadrinhos, eles cresceram. E vão direcionar esse sentimento conflitante para engatar em um namoro sério na revistinha “Turma da Mônica Jovem”.

Na vida real, os personagens já tem mais de 50 anos. Cebolinha foi criado por Mauricio de Sousa em 1960, inspirado em um dos amigos de infância do cartunista. Mônica surgiu em tirinha três anos depois, baseada em uma das filhas de Mauricio. A partir de 1970, a garota ganhou suas próprias revistinhas, e Cebolinha seguiu o exemplo em 1973. Logo, outros personagens da chamada “Turma da Mônica” também ganhariam aventuras avulsas, como Magali e Cascão, nas quais os demais personagens faziam participações constantes.


A “Turma da Mônica” se transformou em patrimônio nacional e um pequeno império para Mauricio. Crianças de várias gerações foram alfabetizadas pelas historinhas e, mesmo depois de crescidas, ainda se lembram dos gibis com afeto. Mauricio potencializou a sua influência em uma marca de valores imensuráveis, atrelando os personagens à produtos diversos.

Em entrevistas sobre as mudanças pelas quais os personagens passaram, o quadrinista reconhece que, no começo, teve receios de quebrar tabus, como mostrar que Cascão agora toma banhos, mas nunca duvidou do final feliz do casal mais famoso dos quadrinhos brasileiros.



A 34ª edição de “A Turma da Mônica Jovem”, que chegou às bancas em (27/5), traz um beijo de cinema entre os personagens logo na capa, sobre o título “Quer Namorar Comigo?”. O evento pelo qual os fãs esperaram por mais de 50 anos finalmente se concretizou – e a Mauricio de Sousa Produções não deixou passar batido.

Um dia antes, os personagens desfilaram pela Avenida Paulista, em São Paulo, agarradinhos em um conversível vermelho (a marca, vale lembrar, está quase inteiramente calcada na capital paulista, que também abrigou, durante anos, o Parque da Mônica – atração turística obrigatória para toda criança que já botou a mão em um gibi). Mas foi o próprio Mauricio que fez a ação de marketing alçar voos nacionais, ao estimular o interesse pela edição.

Em seu perfil no Twitter, o cartunista sugeriu que a edição seria histórica. “Não é por nada não mas… se você puder, compre mais de um exemplar da TMJ do namoro. Vai esgotar… e alguém vai te pedir depois”, escreveu sobre a revistinha, cuja tiragem inicial será de 500 mil exemplares.

“Há muito tempo, estamos preparando esse número, que será, com certeza, item de colecionador”, afirmou Mauricio.

O diretor-presidente da Panini, a editora responsável pela publicação, endossa a declaração. “O lançamento dessa edição, que certamente já é um sucesso, surpreende e mexe com a emoção de todos que acompanham a turma mais querida do Brasil”, disse o executivo.

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