30/05/2011

Chineses propõem boicote a “Kung Fu Panda 2”

Um simpático panda chamado Po tem dado o que falar na China. Mas ele não é um animal real, é uma animação da DreamWorks. O bichinho que agrada crianças e adultos em (quase) todo mundo é o astro do longa "Kung Fu Panda" 1 e 2. No último fim de semana, a estreia do longa dividiu opiniões no maior país da Ásia Oriental e gerou até pedidos de boicote.

Críticos e artistas chineses, como o vanguardista Zhao Bandi, alertam que a animação confunde a cultura local e é um perigoso instrumento para "sequestrar" as mentes de seu povo. Assim como fez em 2008 para boicotar a estreia da primeira versão, Zhao pagou por campanhas em jornais de Pequim e Cantão, para, segundo ele, "ganhar a batalha contra o filme".

Mas o encantador panda ganhou milhões de admiradores em todo o mundo, inclusive na China. Um dos portais de microblogs mais popular da região, o weibo.com, recebeu mais de 200 milhões de comentários favoráveis ao filme. Algum deles chegaram a classificar como brilhante a animação norte-americana. No Brasil, a estreia de "Kung Fu Panda 2" acontece no dia 10 de junho.

Nenhum comentário: