01/05/2011

Conheçendo a Bahia: Vale do Jiquiriça

A região da Bacia do Jiquiriçá localiza-se a cerca de 150 km a oeste de Salvador. Além da agricultura, sua principal base econômica, o turismo tem se revelado uma importante alternativa de geração de renda para os municípios dessa Zona Turística, onde a presença de cachoeiras, rios, morros, flora e fauna exuberantes vem despertando o interesse de inúmeros visitantes, desde os que buscam contato com a natureza àqueles que se voltam para a prática de esportes radicais e de aventura, como cavalgadas, trekking, canoagem e pesca. O patrimônio histórico/cultural da região também é rico e diverso e o seu artesanato feito com esmero, tudo isso conformando uma oferta turística capaz de atrair fluxos regionais interessados em interagir com a natureza e a cultura local.

A exemplo do que ocorre em outras regiões baianas, onde o turismo rural encontra ambiente sociocultural bastante favorável à sua expansão, especialmente naquelas propriedades onde os recursos naturais - como matas nativas, nascentes e rios – se mantêm preservados, no Vale do Jiquiriçá ainda podem ser encontradas fazendas que conservam traços marcantes de uma época em que a economia agrária era predominante na estrutura produtiva do Estado. Essa modalidade de turismo constitui uma importante alternativa de fonte de renda para o produtor rural.

A Zona Turística do Vale do Jiquiriçá é composta por seis municípios, a saber: Jiquiriçá, Laje, Mutuipe, Santa Inês, Ubaíra e Amargosa.

O que tem de melhor no Vale do Jiquiriçá:

Situado entre Vales e morros no Recôncavo baiano, o Vale do Jiquiriçá é um destino muito prazeroso para quem curte a natureza. O turismo ecológico na região tem como principais atrativos os Rios Jiquiriçá e Boqueirão, a Cachoeira dos Prazeres além de corredeiras e da mata, rica em árvores frutíferas.

São cinco as rotas turísticas traçadas na região: sertão, aventura, romeiros, cachoeiras e litoral, ideais para quem curte trekking, ciclismo, canoagem e pesca, amantes da natureza, esportistas e aventureiros.

Não deixe de apreciar também o primoroso artesanato local, as manifestações culturais, religiosas e o patrimônio histórico local. A culinária é um capítulo à parte na qual se destacam a moqueca de pitu e a carne-de-sol.

Primeira opção:
Cachoeira dos Prazeres formada pelo rio Boqueirão, que despenca de uma altura de três metros em várias quedas, a cachoeira forma um lago natural, raso, em cima de um enorme lajedo. O local é arborizado e tem vários quiosques onde são vendidas bebidas e tira-gostos. Nos finais de semana, várias famílias fazem piquenique nas áreas gramadas e aproveitam a sombra das árvores. A sua margem possue um belissimo Hotel.

Segunda opção:
Localizada a 24 km do centro de Mutuípe, a cachoeira da Roda d'agua como é conhecida, foi assim chamada devido a uma roda d´agua que tem como objetivo servir de motor / gerador para a casa de farinha.

A roda é acoplada a um eixo central que através de polias e engrenagem, serve de força motriz para as diversas ferramentas de preparação da farinha de mandioca. A roda também é utilizada para geração de energia elétrica. Indicada para a prática de acampamento, banho, rapel, trilha e esportes. O local é de propriedade particular porem aberto ao público e bastante visitada aos finais de semana, contem bar, restaurante, banheiros, palco para eventos alem de um campo de futebol que poderá servir de área para camping.

Terceira opção:
Continuando o roteiro da segunda opção, a 1 Km da cachoeira da Roda d'água encontra-se a cachoeira Três Saltos, propriedade do município possue uma grande extensão com corredeiras entre pedras alem de bar e campo para futebol. Seguindo mais 3 Km encontra-se a cachoeiras Alta com corredeira com cerca de 150m de extensão local ainda pouco explorado porem muito bela devido ao seu tamanho. Seguindo mais 8Km já no final do município de Mutuípe encontra-se a cachoeiras Veu de Noiva, uma belissima cachoeira localizada no meio de uma cerra com mata fechada, ideais para quem curte trekking.

Existe ainda outras cachoeiras pouco exploradas localizadas em propriedades particulares, como:
Cachoeira de Brás - Jiquiriça
Cachoeira de Clóvis - Jiquiriçá
Cachoeira de Guigó - Jiquiriçá
Cachoeira da Coruja - Mutuípe
Cacheira da Risada - Ubaira

As Serras são também uma atração da região, cercadas por florestas nativas, grutas, flora e fauna características da região.
Serra Pelada - Jiquiriçá
Serra do Argolo - Mutuípe

Nenhum comentário: