O australiano Will Power garantiu a pole position para a etapa de São Paulo da Fórmula Indy na tarde deste sábado. Ganhador da corrida em 2010, o piloto da Penske também largou na ponta nas três etapas anteriores do campeonato. Hélio Castro Neves, da mesma equipe, ficou em sétimo e foi o melhor brasileiro no grid.
Atual segundo colocado no campeonato, Power registrou 1min21s896. O norte-americano Ryan Hunter-Reay (Andretti) assegurou o segundo lugar do grid ao marcar 1mins22s297. Já o canadense Scott Dixon (Ganassi) completou o grupo dos três primeiros colocados (1min22s362).
O segundo melhor brasileiro no grid foi Vitor Meira, na 14ª colocação. Tony Kanaan, que havia se classificado na 15ª posição, perdeu seis colocações e sairá em 21º. Raphael Mattos ganhou uma posição e saí em 20º; Bia Figueiredo larga na 25ª colocação, na última fila.
As previsões dos pilotos se concretizaram e as reformas no circuito de rua armado na região do Sambódromo do Anhembi proporcionaram voltas aproximadamente seis segundos mais rápidas em relação à edição do ano passado, a primeira da Fórmula Indy no trajeto.
Em 2010, a falta de aderência na Reta do Sambódromo e as ondulações no asfalto prejudicaram a corrida. Nesta temporada, a fresagem do piso da passarela do samba e o recapeamento da pista minimizaram os problemas. No entanto, os carros ainda saltam nas junções entre o asfalto e o cimento.
O australiano Will Power vai largar na pole em São Paulo
Crédito da imagem: ReutersO grid da Fórmula Indy é definido em quatro sessões. As duas primeiras, com 13 pilotos em cada uma, classificam os seis melhores. Em seguida, os 12 mais rápidos brigam por seis vagas no chamado fast six. Desta forma, a quarta e última bateria define o pole position.
Dos cinco brasileiros, quatro participaram da primeira bateria do treino, mas apenas Hélio Castro Neves (Penske) avançou. Assim como os norte-americanos Graham Rahal (Ganassi), Ryan Hunter-Reay (Andretti), o francês Sebastien Bourdais (Dale Coyne), o canadense James Hinchcliffe (Newman-Hass) e o japonês Takuma Sato (KV).
A sessão tirou da briga pela pole os brasileiros Tony Kanaan (KV), Raphael Matos (AFS) e Bia Figueiredo (Dreyer & Reinbold). As três mulheres da prova também naufragaram logo na primeira sessão, já que a norte-americana Danica Patrick (Andretti) e a suíça Simona de Silvestro (HVM) ficaram pelo caminho.
O brasileiro Vitor Meira (A. J. Foyt) correu na segunda bateria e também não conseguiu se classificar. Avançaram os australianos Will Power (Penske), Scott Dixon (Ganassi) e Ryan Briscoe (Penske) e o escocês Dario Franchitti (Ganassi), além dos ingleses Mike Conway (Andretti) e Justin Wilson (Dreyer & Reinbold).
Na terceira etapa do treino classificatório, os seis primeiros de cada bateria se juntam. Único representante do Brasil na disputa, Hélio Castroneves terminou em sétimo e saiu da briga pela pole position por apenas uma posição, já que foi superado por Power, Franchitti, Briscoe, Hunter-Reay, Dixon e Rahal.
Os seis primeiros colocados na terceira sessão compõem o fast six, que define a pole position. Pela quarta vez em quatro corridas nesta temporada, Will Power conquistou o direito de começar na frente. Hunter-Reay, Dixon, Briscoe, Rahal e Franchiti completam o grupo dos seis primeiros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário