23/05/2011

Poucas vogais, muitos instrumentos

O palco já faz parte da vida deles. Há três anos, estão na estrada juntos, mas há mais de 20 vivem da música. Apesar do nome, as vogais e as consoantes se completam nas melodias dos dois vocalistas/guitarristas/violonistas/percussionistas, enfim... Essa big band no formato de dupla do Pouca Vogal.

Em comum, Humberto Gessinger e Duca Leindecker lideraram (em tese, ainda lideram) duas das principais bandas formadas no Estado: Engenheiros do Hawaii e Cidadão Quem, respectivamente. A banda de Duca, que teve o nome inspirado no filme Cidadão Kane, lançou um CD/DVD acústico, Acústico Theatro São Pedro, em que os dois tocaram e cantaram a música Terra de Gigantes, de composição do amigo “havaiano”. Curtiram a parceria e, em 2008, lançaram o projeto musical Pouca Vogal, no qual os dois viajam pelo Brasil tocando as novas composições feitas em parceria, além de sucessos da carreira das duas bandas.

Os dois nomes expressivos do “rock grande do sul” já passaram por Santa Maria. No entanto, a saudade do público e dos ouvintes da “rádio do planeta” fizeram a dupla voltar. Amanhã à noite, no Salão de Eventos do Park Hotel Morotin, às 22h, os amigos de acordes sobem ao palco em comemoração aos quatro anos do programa Crtl+A da Rádio Atlântida.

Sempre diferente – Com uma dupla de músicos e centenas de músicas na mochila – ou no estojo do violão –, cada show tem um repertório variado. Apesar do DVD Ao Vivo em Porto Alegre, gravado em 2009, ter registrado as músicas do Pouca Vogal, Duca diz que as apresentações nem sempre são iguais ao vivo:

– O show foi se modificando com o tempo, e a gente tenta alternar as músicas. Selecionamos junto quais do Engenheiros, do Cidadão e até do Pouca Vogal que vão entrar no repertório.

O esmero em aperfeiçoar acordes, acrescentar detalhes com riffs ou gaita de boca, incluir a percussão no momento exato, preencher com piano o que só o som das teclas consegue e a criação de canções com vogais e consoantes conectam as pessoas à dupla.

– Não é simples para as pessoas assimilarem que apenas nós dois tocamos todos os instrumentos. Tem quem ache que tem playback junto, mas, não, fazemos tudo ao vivo. As pessoas estão muito empolgadas com a gente, porque a gente “se puxou” para fazer um show com rebuscamento instrumental – acrescenta Duca.

Próximo show  da dupla:


27.05 Barbacena - MG   Franato's 00h30

Nenhum comentário: