28/05/2011

Wikipedia deseja ser considerada como Patrimônio da Humanidade

A Wikipedia deseja ser o primeiro site na internet a ser considerado como Patrimônio da Humanidade. O anúncio foi feito pela Wikimedia, organização sem fins lucrativos que gerencia a enciclopédia virtual.

"A ideia é reconhecer que a Wikipedia é este incrível fenômeno cultural e global que tem transformado a vida de milhares de pessoas", disse o fundador do site, Jimmy Wales, em entrevista ao jornal The New York Times.

A UNESCO se reunirá entre 19 e 29 de Junho, em Paris, com o objetivo de decidir quais espaços poderão ser classificados como Patrimônio da Humanidade em 2010. A entidade já sabe do desejo da Wikipedia, no entanto, deverá estar receptiva a reconhecer um espaço digital, já que apenas espaços físicos, naturais e culturais entram nesta lista atualmente.

Caso a candidatura da Wikipedia se formalize, ela deverá ocorrer apenas no ano que vem. Para isso, ela deverá obter apoio considerável até fevereiro de 2012, quando se encerram as candidaturas. A Wikimedia já iniciou uma petição para receber o apoio necessário.

Nenhum comentário: