08/06/2011

Brasil vence a Romênia em dia de despedida de Ronaldo




Em um jogo que valeu mais pela festa para Ronaldo do que pela qualidade do futebol apresentado, o Brasil derrotou a Romênia por 1 a 0, no Pacaembu, no último amistoso antes da Copa América. Fred marcou o gol da vitória e depois deu lugar ao Fenômeno, que atuou por 15 minutos e teve três boas chances de marcar. Ronaldo saiu aplaudido, mas a seleção brasileira deixou o campo vaiada. A torcida chegou a gritar "olé" em alguns momentos na segunda etapa.

Os 30 minutos iniciais foram apenas um aperitivo, um preâmbulo para o momento em que Ronaldo entraria um campo. Foram, porém, minutos importantes para os jogadores que ainda buscavam um lugar na Copa América.

De olho em uma das vagas, Fred se movimentou, chutou de longe,tentou de voleio... Foi recompensado aos 21 minutos, quando Neymar driblou o goleiro e cruzou da esquerda para o atacante do Fluminense completar para o gol vazio e abrir o placar. Na comemoração, uma homenagem a Ronaldo, com todos imitando seu famoso gesto do dedo balançando.

Aos 30, Fred deixou o campo para a entrada de Ronaldo. Ao sair, fez reverências para o Fenômeno, que foi saudado pela torcida. Muito acima do peso, Ronaldo se posicionou no ataque e passou a esperar pelos passes dos companheiros.


Mesmo com pouco tempo em campo, ele teve três boas chances de marcar. Em duas, parou no goleiro Tatarusanu, que não estava nem aí para a festa. Em outra, isolou a bola e, rindo, abraçou Robinho. O gol não quis sair, mas nem precisava. A festa já estava pronta.

Com o apito do fim do primeiro tempo, estava oficialmente encerrada a passagem de Ronaldo pela seleção brasileira. O Fenômeno ganhou a bola do jogo do árbitro argentino Sergio Pezzota, foi cumprimentado por todos os jogadores e deu uma volta olímpica - caminhando - pelo estádio, acenando para a torcida. Depois, falou rapidamente em um microfone colocado no centro do campo.

- Desculpem, tive três chances de gol e não consegui fazer. Muito obrigado por tudo que fizeram por mim na minha carreira, por terem chorado quando chorei, por sorrirem. Muito obrigado e até breve, mas dessa vez fora dos campos - disse Ronaldo.

Após a discreta festa para Ronaldo, o Brasil voltou para o segundo tempo com Nilmar no lugar do Fenômeno. A seleção tentou começou pressionando, tentando ampliar a vantagem, enquanto a Romênia parecia não querer nada com nada.

Mano mandou a campo ainda Lucas Leiva, Lucas, Luisão e Thiago Neves, mas o rendimento caiu muito. A torcida brasileira chegou a gritar "olé" em um momento em que a Romênia trocou vários passes seguidos e vaiou um chute desviado de Thiago Neves. A festa foi mesmo só para Ronaldo.

Nenhum comentário: