04/06/2011

Combate ao Bullying agora é lei

 
Escolas municipais já praticam ações preventivas 

Ações de prevenção e conscientização no combate ao bullying nas escolas da rede municipal de ensino entram em vigor em Feira de Santana. O prefeito Tarcízio Pimenta sancionou a lei nº 200/2010 aprovada pela Câmara Municipal.  A Secretaria Municipal de Educação já vem desenvolvendo medidas preventivas nas escolas municipais desde julho do ano passado.

Segundo a pedagoga Nadjane Oliveira, mestre em Desenvolvimento da Criança com pesquisa sobre agressão e vitimização (Bullying), o projeto de lei vem reforçar o trabalho que já é realizado na rede municipal. 

“Precisamos encarar o bullying como um sério problema, e que deve ser enfrentado não como modismo, ou algo recente. É necessário esclarecer que nem todo tipo de violência pode ser denominada de bullying, pois existem características especificas par cada tipo de violência no contexto escolar”, explica.

Ela ainda informa que estão sendo realizadas palestras, mini-cursos e oficinas nas escolas para envolver os pais, professores e alunos. “Os professores e pais devem estar atentos para identificar se o aluno está sofrendo algum tipo de violência. O trabalho solidificado entre os três pilares, do poder público, família e escola precisam ser fortalecidos constantemente para que possamos combater o bullying”, ressalta. O projeto de Lei foi de autoria do edil Marialvo Barreto.

Nenhum comentário: