30/06/2011

Seis fabricantes já estão autorizados a fabricar tablets com carga menor de impostos

Antes de aproveitar as isenções e descontos na carga tributária anunciados pelo governo, as empresas interessadas devem ser autorizadas pelo governo previamente. Ontem, seis empresas tiveram seus pedidos aprovados. São elas Aiox, Envision, Motorola, MXT, Positivo e Samsung.

Agora, elas podem se enquadrar no PPB (Processo Produtivo Básico) que reduz o PIS/Confins e o IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados), enquadrando os tablets na mesma categoria de computadores pessoais.

Com as isenções e o apoio dos governos estaduais - que cobram o ICMS - a estimativa é que os preços dos tablets caiam em até 40%. Segundo o Ministério da Ciência e Tecnologia, 15 empresas mostraram interesse na fabricação dos aparelhos.

Os fabricantes interessados terão um desafio muito maior de agora em diante. Apesar das estimativas de que algumas comecem a produzir os aparelhos ainda este ano, declarações recentes do ministro Aloizio Mercadante revelaram que a Foxconn deve iniciar a fabricação do iPad em Jundiaí já em setembro.

Nenhum comentário: