26/07/2011

Mozilla planeja sistema operacional para celulares

iOS, Android, Windows Phone 7 - além de BlackBerry, WebOS, Symbian, Meego, Bada... - a quantidade de sistemas para smartphones pode parecer mais do que suficiente, mas isso não intimidou a Mozilla. A criadora do Firefox  pretende entrar na briga dos sistemas móveis, com um novo projeto.
O Boot to Gecko (B2G) foi criado com o objetivo de ser um sistema operacional móvel completo, baseado na estrutura do Android (apenas o núcleo/kernel e drivers), e visando compatibilidade com os dispositivos Android disponíveis atualmente.

Mozilla
Mozilla agora está de olho no seu smartphone.

A ideia principal do projeto é usar as tecnologias de processamento de páginas da Internet - usadas tanto no Firefox quanto no Thunderbird - para permitir a criação de aplicativos conectados à Internet. Pode parecer não muito diferente do que já acontece no iOS, Android e até no futuro Windows 8, mas a Mozilla promete tocar o projeto de forma aberta e com código fonte livre.
No momento, o projeto se resume a um anúncio e uma página no wiki da Mozilla, ainda não há uma data prevista de lançamento, nem um cronograma de desenvolvimento, mas com o anúncio, os responsáveis pelo projeto esperam atrair desenvolvedores.

Nenhum comentário: