04/08/2011

Biblioteca Pública do Estado da Bahia comemora bicentenário nesta quinta

Nesta quinta-feira (4), a primeira biblioteca do Brasil e da América Latina, a Biblioteca Pública do Estado da Bahia (Biblioteca dos Barris), em Salvador, completa 200 anos de acesso público ao livro e da leitura. Celebrando esta data, a unidade promove uma programação gratuita e diversificada que inclui apresentações teatrais, músicas, palestra, um recital poético com Elisa Lucinda, bate-papo com artistas e personalidades, lançamento de livro sobre o bicentenário da Biblioteca e um show reunindo nomes como Magary Lord, Peu Meurray, Saulo Fernandes, Larissa Luz e convidados.

Criada em sessão solene e simbólica no dia 13 de maio de 1811, a Biblioteca Pública só foi aberta ao público no dia 4 de agosto do mesmo ano com o nome de “Livraria Pública da Bahia”. Atualmente conta com um acervo de 600 mil exemplares, sendo 150 mil livros e diversos setores como o Braille, Periódicos, Documentação Baiana, Infanto-juvenil, Artes, Empréstimo, Pesquisa/Referência, Audiovisual e Obras Raras e Valiosas, recebendo diariamente centenas de pesquisadores e interessados pelo universo dos livros e pela rica programação cultural e artística.

Além de possuir um vasto acervo, a Biblioteca realiza mensalmente uma série de ações culturais com o objetivo de atender a todos os públicos, respeitando e convivendo com as diferenças de cada usuário. Segundo a diretora do Sistema de Bibliotecas Públicas, Ivanise Tourinho, esta celebração do Bicentenário reafirma uma das características fundamentais de uma biblioteca pública, que é ser um equipamento plural, democrático, inclusivo e popular. “Aqui a diversidade sobressai, pois possuímos setores que respeitam a acessibilidade e atende ao gosto do público adulto e infanto-juvenil”, destacou a bibliotecária.
Programação cultural
A programação cultural começou às 8h30 com a apresentação do Palhaço Sabiá, da Cia Obcena de Artes. Às 9h, a mesa de abertura teve as presenças, entre outras autoridades, do secretário de Cultura do Estado, Albino Rubim, e do diretor da Fundação Pedro Calmon, Ubiratan Castro de Araújo. Às 10h, foi lançado o livro ‘Biblioteca Pública do Estado da Bahia: 200 anos’, escrito por Francisco Mota, Laura Trindade, Sisaltina Coelho e Carmem Aziz. Às 15h, começa a apresentação da peça teatral ‘Diferente’, espetáculo inclusivo que utiliza a Língua Brasileira de Sinais (Libras). Atores surdos e ouvintes do projeto ‘Vozes em Gesto’ realizarão o espetáculo.

A segunda edição do ‘Tirando de Letra’, projeto da Biblioteca Pública, uma descontraída conversa com personalidades baianas sobre a importância do livro e da leitura em suas trajetórias, terá início às 19h, com Aninha Franco; Jorge Portugal; Marilda Santana; Jardilina Oliveira; Luiza Câmera; Vevé Calazans; e Gabriel Francisco Maciel, um jovem escritor, com onze anos e quatro livros publicados.

Às 20h, a poesia ficará por conta de Elisa Lucinda, que fará um Recital. Jornalista, atriz, cantora e poetisa, Elisa já publicou oito livros, três CD’s, atuou em cinco novelas e dez filmes, entre eles o longa “Gregório de Matos” (2003).

Para fechar, às 20h30, o projeto musical ‘Cabeça de Nós Todos’, composto por Magary Lord, Peu Meurray, Saulo Fernandes, Emerson Taquari, Larissa Luz, Fábio Alcântara e Leonardo Reis, se apresenta no Quadrilátero da Biblioteca.

Nenhum comentário: