31/08/2011

O que é o AVC e como prevenir



Manter uma rotina saudável, com dieta equilibrada, prática de exercícios físicos, boas noites de sono, sem cigarros e com consumo moderado de bebidas alcoólicas significa mais que optar por um estilo de vida. Na verdade, a escolha desses hábitos é uma decisão inteligente, uma medida comportamental simples que pode evitar problemas futuros, como o acidente vascular cerebral ou AVC.

De acordo com o Dr. Sérgio Ferreira de Oliveira, professor assistente e doutor da Unidade Clínica de Aterosclerose do Instituto do Coração (Incor), pode-se definir o acidente vascular cerebral como uma doença de início repentino e abrupto que resulta em lesão no cérebro. “Em 85% dos casos de AVC há uma súbita queda do fluxo sangüíneo do cérebro, e nos outros 15% ocorre hemorragia cerebral ou hemorragia entre os espaços em volta do cérebro.”

O cardiologista explica que o processo do acidente vascular cerebral pode ser causado por uma trombose nas artérias – ou seja, quando ocorre o rompimento de uma placa na parede vascular do cérebro e o vaso sangüíneo entope – ou por uma embolia, que é a saída de um coágulo do coração em direção às artérias cerebrais onde irá obstruir um vaso e ocasionar isquemia cerebral.

Entre os principais fatores de risco que predispõem à ocorrência do acidente vascular cerebral estão a elevação da pressão arterial (hipertensão) – que aumenta em quatro vezes o risco de AVC; o cigarro – que aumenta o risco em duas vezes; o diabetes – que pode elevar as chances de AVC em duas a seis vezes; o estreitamento da carótida e a fibrilação atrial, que é um tipo de arritmia cardíaca.

“Além disso, a obesidade, o colesterol elevado, pessoas sedentárias que abusam do álcool ou fazem uso de drogas, pessoas com homocisteína elevada (proteína relacionada ao aumento do risco trombótico) ou mulheres que usam anticoncepcional e fumam ao mesmo tempo também têm risco aumentando para o AVC”, acrescenta o especialista.
Segundo o Dr. Ferreira, os trabalhos realizados pelo Dr. Rui Laurenti mostram que no Brasil a incidência do acidente vascular cerebral é relevante para a saúde da população. “Entre 1980 e 1981 o AVC era responsável por 30% das causas de morte por doença cardiovascular. Entre 1985 e 1986 esse índice subiu para 34% e manteve-se assim até 1989 e 2000, quando a estatística acusou que 32,5% das mortes por doença cardiovascular eram causadas por AVC”.

O médico conta ainda que nos Estados Unidos os números do acidente vascular cerebral são mais altos. “Lá ocorrem 750 mil novos casos de morte por AVC por ano e há cerca de três milhões de pessoas vivendo com seqüelas de AVC, com limitações e complicações. Na população norte-americana negra e de origem hispânica, a incidência de AVC é duas vezes maior. Entretanto, na China e no Japão os índices são ainda mais alarmantes, porque lá as pessoas fumam mais, os factores ambientais são piores e a dieta alimentar é rica em sal. Nesses países o AVC é a principal causa de morte”, informa o Dr. Ferreira.

De uma maneira geral, o médico diz que o risco de ocorrência de AVC dobra após os 55 anos de idade. E nos homens, no mundo todo, a incidência de AVC é 40% maior que nas mulheres, embora esse quadro esteja a mudar devido ao aumento do tabagismo entre mulheres e a mudança no estilo de vida. “A mulher conta com a proteção de estrógeno na idade fértil, o que reduz o risco de doença arterial coronária e AVC, mas após os 60 anos a incidência dessas doenças aumenta bastante”, complementa.

Estes são os principais fatores de risco que devemos observar para evitar um AVC:

- Vigie a sua presão arterial. Pressão arterial alta é o principal fator de risco para AVC.

- Deixe de fumar. O tabagismo é a causa de muitas doenças, e neste caso provoca a subida da presão arterial.

- Tenha em atenção o seu peso. A obesidade aumenta o risco de diabetes e de pressão arterial elevada, o que provoca, por sua vez, risco de AVC.

- Estudos indicam que homens solteiros e infelizes têm mais tendência a sofrer um AVC.

- Se tem diabetes controle a sua glicemia. Se a tem sempre controlada os riscos de AVC diminuem.

- Níveis elevados de mau colesterol no seu corpo representam um perigo para a sua saúde a vários níveis mas também no sentido de evitar ter um AVC.

- Doenças cardíacas afetam a forma como o sangue chega ao cérebro e por consequência pode dar origem a um AVC.

Nenhum comentário: