27/08/2011

Torcidas distribuem panfleto contra Ricardo Teixeira na rodada deste fim de semana

A rodada deste fim de semana no Campeonato Brasileiro terá uma peculiaridade. Nos dez jogos programados haverá a distribuição de panfletos contra a permanência de Ricardo Teixeira no comando da CBF e da Copa do Mundo de 2014. Não são apenas comentaristas, políticos, dirigentes e jogadores que pedem a saída do dirigente. O protesto já chegou e forte à esfera das torcidas organizadas.

A Conatorg (Confederação Nacional das Torcidas Organizadas) imprimiu 120 mil panfletos com o título “Copa do Mundo no Brasil com Prestação de Contas e sem Ricardo Teixera. No texto, que será distribuído nos estádios na rodada deste fim de semana do Campeonato Brasileiro, os torcedores pedem que a transparência seja o foco da entidade que rege o futebol nacional. O panfleto começa com os seguintes dizeres.

- As Torcidas Organizadas de todo o país vêm a público manifestar o seu repúdio sobre as denúncias feitas contra o presidente da CBF, Ricardo Teixeira. Em junho, 27 Torcidas aprovaram a campanha Copa com Prestação de Contas e sem Ricardo Teixeira.

O presidente da Conatorg, Wildner Rocha, que também é membro da torcida corintiana Gaviões da Fiel, é um defensor da saída de Ricardo Teixeira e quer uma mudança no quadro político do futebol brasileiro.

Confira também

Leia todas as notícias do R7


Veja as notícias do Pan 2011

- O preparo do manifesto está em andamento e o material, em término. Todos os estados estão mobilizados. As motivações que nos levaram a se posicionar assim são as duas CPIs contra o Ricardo Teixeira, uma série de denúncias, o balcão de negócios que virou a CBF. Também queremos uma nova regulamentação da CBF e possivelmente uma nova administração na CBF.

Wildner revelou que as torcidas organizadas já começaram a pensar em nomes que possam substituir o dirigente no comando do futebol brasileiro, mas ainda não revelou quais são pelo fato de “não passarem de pensamentos, por enquanto”.

- Estamos pensando em começar a debater nomes de dirigentes que a gente possa sugerir. Mas ainda não entramos nessa fase.

Para Wildner, não há uma certeza de que a luta das torcidas organizadas contra Ricardo Teixeira dará certo, mas a Conatorg prometeu não diminuir a pressão sobre Teixeira enquanto a campanha não surtir o efeito desejado.

- A única confiança que a gente tem é que a nossa luta é permanente. Agora a gente vai jogar isso na sociedade brasileira, nossa luta, nosso papel e nossa mobilização, mas temos outros setores que precisam se movimentar. Cabe a outros setores providenciarem a saída dele.

O manifesto contra Ricardo Teixeira vai enfrentar resistência em alguns locais. A FCF (Federação Catarinense de Futebol) prometeu expulsar dos estádios qualquer torcedor que participar de qualquer protesto contra o presidente da CBF.

Em sua pauta, a Conatorg também critica a Rede Globo devido ao fato de a emissora de televisão não reproduzir as inúmeras denúncias contra o dirigente.

O procurador-geral da República, Roberto Gurgel, vai analisar nos próximos dias uma representação criminal contra Teixeira.

Nenhum comentário: