19/09/2011

Nasa diz que satélite cairá na Terra nesta semana

Desenho mostra o satélite UARS, lançado em 1991 e desativado em 2005, que deve retornar à Terra em 23 de setembro
Pedaços de um satélite de 20 anos usado para medir a camada de ozônio cairão nesta semana na Terra, em locais imprevistos, informou a Nasa, agência espacial americana, neste final de semana.

A agência destacou que os riscos para a segurança da população são "mínimos" e reafirmou que a segurança é uma de suas prioridades.

A Nasa prevê a reentrada do satélite UARS (Upper Atmosphere Research Satellite) na atmosfera terrestre na próxima sexta-feira (23), com uma margem de erro de um dia.

O comunicado assinala que "não há até o momento informes confirmados de lesões resultantes do reingresso de objetos espaciais".

O satélite tem aproximadamente o tamanho de um ônibus, mede 3 m x 10 m, pesa 5,9 toneladas e tem dez instrumentos para medir as reações da camada de ozônio, mas foi oficialmente desativado em 2005.

A Nasa acredita que a maior parte do satélite UARS será incinerada ao entrar na atmosfera, mas alguns pedaços devem cair na Terra, em locais "impossíveis de precisar" dentro de um raio de 800 km.

Por meio de um comunicado, a Nasa pede que as pessoas tomem cuidado caso encontrem algo que desconfiem ser parte do equipamento.

- Se você encontrar algo que você acha que pode ser um pedaço do UARS, não toque nele. Entre em contato com um oficial local para assistência. R7

Nenhum comentário: