28/09/2011

Nissan March chega para brigar com Gol, Uno e Celta

A Nissan que brigar pra valer dentro do mercado brasileiro


Como toda fabricante de automóveis, a Nissan quer vender mais. E, para tanto, a marca precisa de um carro barato. A solução veio com a produção no México do compacto March, que acaba de ser lançado no Brasil. É o modelo mais em conta de uma marca japonesa no país: seus preços começam em R$ 27.790.
E o March tem tudo para atender aos anseios da Nissan. A começar pelo visual moderninho, apresentado lá fora no ano passado. Tem jeito de novidade em um segmento onde perduram projetos antigos e desafasados. Esta já é a quarta geração do compacto que, na Europa, chama-se Micra e é bastante popular.
Logo que se entra no March, as dimensões enxutas se fazem sentir. O espaço para pernas é reduzido e, atrás, apenas dois adultos viajam sem aperto. Para levar a bagagem são apenas 265 litros de capacidade - dá uma grande mala e só.

O acabamento segue a lógica singela dos populares. Há alguns encaixes irregulares, principalmente na emenda dos painéis com o tecido do teto. O tablier traz plásticos rígidos, mas aparenta qualidade melhor do que a de muitos rivais do carrinho, como VW Gol, Fiat Uno, Chevrolet Celta e Ford Fiesta.
O teto alto proporciona um interessante vão para as cabeças e aquela sensação de espaço extra - mesmo que você não use cartola... As estreitas colunas frontais e centrais não atrapalham a visão do motorista, que desfruta de uma ergonomia satisfatória: a maioria dos comandos está bem ao alcance das mãos.

Manobrar o March é simples: seu reduzido diâmetro de giro resolve a vida em garagens apertadas. A lei do menor esforço é beneficiada ainda pela assistência elétrica da direção - item opcional, mas que deixa o volante extremamente leve em baixas velocidades.
Como todo popular, o March básico vem pelado. De mais bacana, traz de série airbag duplo (disponível em toda a linha). No mais, há ajuste de altura do banco do motorista, abertura do tanque de combustível por meio de uma alavanca no assoalho, computador de bordo e conta-giros. O retrovisor externo é "digital" no mau sentido: o motorista tem que botar o dedo no espelho para fazer o ajuste...


Para ter os comandos internos dos espelhos e mais limpador e desembaçador traseiros, paga-se R$ 28.490. Já a topo de linha com motor 1.0 se chama "S", custa R$ 33.390 e tem ar, assistência na direção e "trio elétrico".
Os March 1.6 16v - que não estavam disponíveis no teste de lançamento - começam em R$ 35.890 e podem chegar a R$ 39.990. O motor de 111cv é o do Versa, sedã com a mesma plataforma e que chegará em novembro ao Brasil, devendo substituir o Tiida Sedan (embora a Nissan jure que o modelo não sairá de linha).

O March ainda usa como argumentos a garantia de três anos, assistência 24 horas por dois anos e revisões com preço fechado que a Nissan garante serem mais em conta que as dos rivais.
A marca quer ter 5% de participação no nosso mercado em 2014. Para tal, conta com o sucesso comercial do March, que provavelmente ganhará mais fôlego quando for feito na nova fábrica de Resende, a partir de 2013.

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