A recente divulgação de que o Facebook teria derrubado a hegemonia do Orkut no Brasil é mais suscetível a dúvidas do que parecia. É que a estimativa feita não foi baseada no número de contas cadastradas por usuários, mas sim na audiência obtida pelo site. Além disso, para a surpresa de muitos analistas, houve, desde julho de 2010, um aumento de cerca de 20% no chamado número de visitantes únicos da rede social do Google. É o que revelam alguns dados apresentados pela empresa comScore.
A pesquisa, que monitorou um grupo de 55 mil pessoas, mostra uma realidade mais detalhada e também diferente do relatório Ibope Nielsen Oline, antecipado, em agosto, pela revista IstoÉ. O estudo, assim como o Ibope, utilizou a metodologia do painel, que sempre conta o acesso do usuário como apenas um acesso, isto é, não importando quantas vezes o indivíduo acessou um site ou se foi feito ou não login na rede social em dias alternados. Nesse caso, o Facebook apareceu com 24,5 milhões de visitantes únicos e Orkut, com 35,7 milhões, manteve a liderança.
Na pesquisa do Ibope, os dados eram distintos. O Facebook teria 30,9 milhões de usuários únicos e o Orkut não ultrapassaria a marca dos 29 milhões. O que deixa esse levantamento com um pouco menos de validade do que os mostrados pela ComScore é, sobretudo, o fato de que o Instituto monitorou menos da metade de usuários: 22 mil pessoas no país.
Outro dado que se destaca é a própria efetividade do número de inscritos. A página de estatísticas do Orkut mostra que, em todo mundo, a rede possui mais de 85 milhões de internautas. Desses, mais da metade - 50,6% - estariam no Brasil, ou seja, cerca de 43 milhões. O Facebook, embora tenha anunciado durante a conferência anual F8, em São Francisco, na última quinta-feira, que possui 800 milhões de perfis cadastrados no mundo também afirmou que essa quantidade, no Brasil, gira em torno de 25 milhões.
Os resultados poderão sofrer alterações nos próximos meses. Isso porque, no último ano, a audiência do Facebook aumentou 192%. Apesar disso, gasta-se mais tempo no Orkut, cerca de 4,3 horas, do que no Facebook (1,6 hora).
Num resumo do que foi confrontado até agora, ainda há um longo caminho para que a rede de Mark Zuckerberg supere a preferência de mais de sete anos do brasileiros pelo Orkut.
Nenhum comentário:
Postar um comentário