11/10/2011

Capitães de Areia, no cinema ou na livraria, vale a pena conferir



Obra maravilhosa e profunda de Jorge Amado (1912-2001), "Capitães da Areia" foi lançado em 1936, e desde então ganha novas edições tamanho o sucesso do livro que acaba de chegar aos cinemas pelas mãos de Cecília Amado, neta do escritor.

Com pouco menos de 300 páginas, o romance acompanha a história da infância de garotos de rua, pequenos abandonados que devem aprender com a vida o mais rápido possível para continuar sobrevivendo.

Malandragem, sedução, crueldade, esperteza e inocência se misturam no dia a dia do furtivo bando que forma os "Capitães da Areia" .

As ruas, esquinas, casarões e, claro, areias baianas constituem o cenário da história, que tem Pedro Bala, Professor, Dora, Gato, Sem Perna, entre outros, como os principais personagens dessa história.

O texto possui no pano de fundo um forte viés político, escrito por um Jorge Amado apaixonado pelo comunismo em tempos de um governo instável.

Mas mesmo sem essa noção, a vida de cada personagem, à esperança que cada um se apega e o fôlego para sobreviver são motivos suficientes para ler o livro.

Uma história escrita há algum tempo, mas que continua atual, pois a história fora das páginas persiste em não mudar.

Nenhum comentário: