29/10/2011

Cariocas podem ter quatro grandes do mesmo Estado na Libertadores pela primeira vez

A 32ª rodada do Campeonato Brasileiro começa neste sábado (29) com uma situação inusitada na história do futebol nacional. Há sete rodadas do fim da competição, os quatro clubes do Rio de Janeiro estão entre os cinco melhores do Brasileirão. O que significa que, se acabasse hoje, todos os grandes cariocas iriam disputar a Libertadores em 2012.

O fato seria possível porque o Vasco, atual líder da competição, já está classificado para o torneio intercontinental por ter sido campeão da Copa do Brasil deste ano.

Desde 2000, quando o Brasil passou a poder contar com quatro representantes ou mais na Libertadores, apenas São Paulo teve quatro representantes de seu Estado. Mesmo assim, nunca todos os clubes considerados grandes do futebol paulista estiveram no torneio ao mesmo tempo.

Em 2005, Santo André, Santos, São Paulo e Palmeiras foram os representantes do Brasil na Libertadores. O único time de fora do Estado paulista a disputar o torneio foi o Atlético Paranaense.

No ano seguinte, seis clubes brasileiros se classificaram para o torneio. Além de Goiás e Internacional, os paulistas Palmeiras, São Paulo, Corinthians e Paulista estiveram na Libertadores.

O atual cenário do futebol nacional evidencia a volta por cima dos clubes cariocas. Depois de assistirem os paulistas dominarem o esporte mais adorado do país no fim dos anos 90 e anos 2000, o Rio de Janeiro voltou a dar as cartas no Brasileirão. Os últimos dois campeões do Campeonato Brasileiro foram Flamengo (2009) e Fluminense (2010). E, ao que tudo indica, podemos ter mais um campeão carioca.

Nenhum comentário: