23/10/2011

Conheça o Sonic, lançamento da Chevrolet no Brasil em 2012



Um raro raio de sol cortou as nuvens sobre o campo de provas da GM. É outono nos Estados Unidos, e Detroit está cinzenta e fria. Mas, para a centenária Chevrolet, ainda é primavera: momento de renascer e conquistar gente nova. É para isso que foi feito o compacto Sonic.

Seu alvo tem nome: Ford New Fiesta. Em comparação ao rival, o Sonic oferece um pouco mais de espaço interno (em todos os assentos) e um pouco menos de refinamento -é mais simples, por dentro e por fora.


O painel mistura conta-giros analógico com velocímetro digital. As peças se sobrepõem com harmonia, um belo exercício de design.

A frente é invocada, mas o motor 1.4 preza pela suavidade. A turbina começa a soprar cedo e há sempre respostas prontas aos comandos do acelerador.


A GM desconversa, mas o Sonic estreia no Brasil em 2012. O preço inicial ficará pouco abaixo de R$ 50 mil, como o do New Fiesta.

O hatch tem desenho moderno, enquanto o sedã é conservador por culpa da traseira "careta". Mas o porta-malas compensa: são 466 litros de capacidade.


A velocidade máxima no teste era de 72 km/h, com observadores espalhados pela pista para flagrar abusos. Nessas condições, foi possível perceber o bom isolamento acústico e sentir inveja dos americanos e suas rádios FM digitais de som cristalino.

Terá o Sonic poder para fazer frente ao New Fiesta? Em estilo, não; o Ford tem mais presença. Mas o prático Chevrolet foi pensado para jovens que começam a ascender profissionalmente.

O sol volta a brilhar no horizonte dos fabricantes americanos.

Nenhum comentário: