23/10/2011

Google e Microsoft aparecem como possíveis compradores do Yahoo

Sede do portal Yahoo nos EUA


Os gigantes da informática Google e Microsoft aparecem como possíveis compradores do Yahoo, depois dos maus resultados financeiros do popular site, informou neste sábado o jornal "Wall Street Journal".

A Microsoft, que já realizou uma oferta de compra em 2008 de US$ 47,5 bilhões pelo Yahoo, estaria em diálogo com a empresa de capital privado Silver Lake Partners e com o Canada Pension Plan Investment Board através de uma mistura de ações preferenciais e bônus, embora o preço da operação não seja conhecido.

Atualmente ambas as empresas tem um acordo para desenvolver um serviço de busca em conjunto.

Segundo o jornal financeiro, o Google teria analisado a aquisição do Yahoo, também através de firmas de capital privado. No entanto, os executivos da empresa estão conscientes que uma operação destas características acarretaria uma mais que possível pesquisa por parte do Governo federal por possível dano à concorrência.

Os rumores sobre a venda do Yahoo começaram nesta semana depois que foram divulgados os resultados que revelaram uma queda de 26% dos lucros do site no terceiro trimestre de 2011, em comparação ao mesmo período de 2010.

Em setembro, a surpreendente demissão de sua executiva-chefe Carol Bartz já dava sinais do nervosismo e da incerteza dentro do Yahoo perante a incapacidade de se adaptar às mudanças no mercado.

Atualmente, o Yahoo tem um valor de mercado de aproximadamente US$ 20 bilhões. No entanto, o seu co-fundador, Jerry Yang, realizou neste sábado declarações nas quais assegurava que a intenção do conselho de administração não é necessariamente a venda.

"A ideia é ver todas as opções disponíveis. Há muitas opções para os acionistas desenvolverem valor para a companhia", disse em uma conferência em Hong Kong.

Nenhum comentário: