14/10/2011

Horário de Verão 2011

No dia 16 de outubro de 2011 (domingo), a partir da meia noite no horário de Brasília, você terá que adiantar o ponteiro do seu relógio em uma hora. Com dias mais longos chega o horário de verão nas regiões sudeste, sul, centro-oeste e no Distrito Federal.  O objetivo de tal empreitada, segundo Ildo Grudtner, que é secretário de Energia Elétrica do Ministério de Minas e Energia (MME) é  reduzir o consumo e também a demanda de energia no Brasil.

Com isso o país irá gerar economia financeira e de recursos naturais. Com o horário de verão, a claridade durante o dia é mais prolongada, e a luz natural é melhor aproveitada no período das 18 horas até às 21 horas, considerado o mais crítico em termos de suprimento de energia. Isso porque esse horário é quando as pessoas voltam para casa de seus trabalhos, gastando energia para tomar banho e outros afazeres. É também o momento em que a iluminação pública é ligada.

Devido a um decreto presidencial, o estado da Bahia será o único do nordeste que fará parte do horário de verão. As outras regiões que irão adiantar os relógios serão: Paraná, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, São Paulo, Santa Catarina, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e o Distrito Federal.

Com a mudança, ficam com uma hora a menos as regiões nordestinas de Pernambuco, Alagoas, Rio Grande do Norte, Paraíba, Sergipe, Piauí, Ceará e Maranhão. Encaixam-se também neste quesito o Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Amapá, Tocantins e Pará. Ficam com duas horas a menos, as localidades do Amazonas, Acre, Roraima e Rondônia (tendo como referência Brasília).

Assista ao vídeo sobre a inclusão da Bahia no Horário de Verão:

Um comentário:

Anônimo disse...

Vagabundo, safado, engole seu horário de verão, que votou nesse bandido já se arrependeu. Pedro Silva.