“Depois que fui morar em um apartamento com controle individual de água percebi que mudanças simples no consumo podem resultar em uma grande economia no final do mês”, disse a contadora Marina Mattos. Há um ano, quando foi morar na Pituba, ela passou a evitar banhos demorados e não deixa mais a torneira aberta quando vai lavar a louça.
“A cada três meses também pago um encanador para verificar se há algum vazamento em todas as instalações hidráulicas”, afirmou Marina. Existem outras dicas para reduzir o gasto com consumo de água (confira no infográfico abaixo).
Marina percebeu que pequenos gestos, como desligar a água enquanto ensaboa a louça, fazem a diferença na conta mensal |
A multa para quem frauda os hidrômetros é pesada. Além de ter de assumir todos os serviços para o restabelecimento da ligação, o consumidor ainda tem de se responsabilizar pelo pagamento de um mês de consumo normal, valor que é retroativo a um ano. Ou seja, se o cliente que fez a fraude gasta R$ 20 por mês, só de multa ele terá de pagar R$ 240.
Cuidado extra com o calor: aumento de até 20% no consumoSíndica de um prédio de 17 andares no bairro de Cidade Jardim, Roberta Pinheiro lançou uma campanha para conscientizar os moradores depois que a conta de água do condomínio registrou um aumento de quase 40% nos últimos seis meses. “Como o número de moradores era o mesmo, percebi que alguma coisa estava errada”, disse a síndica.
A partir daí, Roberta passou a encaminhar para o e-mail de cada morador dicas para economizar água, determinou que os carros fossem lavados apenas com balde e fez uma rigorosa inspeção em todos os apartamentos e nas áreas comuns. “Mesmo pagando para um encanador fazer a vistoria em cada residência, os resultados foram ótimos porque conseguimos reduzir o valor da conta em 20%”, disse a síndica.
“Só com a mudança de comportamento das pessoas é que vamos garantir o abastecimento de água para as próximas gerações”, disse Carlos Ramirez, superintendente da Embasa. “Muitas vezes as pessoas não têm noção, mas uma simples torneira pingando o tempo todo significa o desperdício de 1.400 litros de água por mês”, afirmou Ramirez. De acordo com ele, no Verão, o consumo de água aumenta em cerca de 20%. “Então, temos de evitar qualquer tipo de desperdício mesmo”, acrescentou.
Carlos Ramirez afirma que, além das fraudes, há outro fator que contribuiu para o desperdício de água em Salvador: os lava-jatos clandestinos. “Os proprietários usam a água de forma indiscriminada porque simplesmente não pagam um centavo por mês pelo consumo”, diz.
***** Clique na imagem para ampliar:
Nenhum comentário:
Postar um comentário