21/10/2011

Saiba por que Fortaleza desbancou Salvador e virou protagonista do Mundial no Nordeste

Obras no Castelão, em Fortaleza, estão dois meses adiantadas
Capital cearense vai receber seleção brasileira além de uma semifinal da Copa das Confederações. Estádio está 44% pronto

Foram dois anos e cinco meses de expectativa desde maio de 2009, com a confirmação das 12 cidades-sede da Copa, e Fortaleza nunca esteve entre as mais cotadas. Mas na quinta, quando a Fifa anunciou a programação dos jogos do Mundial, a capital cearense foi o grande destaque.

Fortaleza sediará o segundo jogo da Seleção Brasileira na Copa e uma partida de quartas de final que, se tudo der certo, será um jogo do Brasil. De quebra, a cidade vai receber também uma das semifinais da Copa das Confederações, em junho de 2013.

O que o Ceará tem? O Castelão, estádio com as obras mais avançadas entre os 12 palcos da Copa 2014. Lá, 44% da reforma já está concluída, segundo número da Secretaria Especial da Copa (Secopa) do Ceará. “Não foi uma virada. As notícias que existiam antes eram especulação. Acredito que Fortaleza foi contemplada porque o critério adotado foi o critério técnico”, comemora o secretário estadual da Copa, Ferruccio Feitosa, por telefone, direto de Zurique, Suíça.

As obras no Castelão estão dois meses adiantadas, pelo menos é o que informa o consórcio construtor. No dia 11 de novembro, serão inauguradas duas da quatro etapas do projeto, que incluem o prédio da Secretaria estadual de Esportes, sediada no espaço do estádio, e os estacionamentos cobertos. O estádio, que não precisou ser demolido, terá capacidade para 67.037 pessoas e custo total de R$ 518,6 milhões, sendo dois terços desse valor (R$ 351 milhões) financiados pelo BNDES.

As cidades que mais se aproximam da eficiência de Fortaleza são Belo Horizonte e Brasília, com 38% dos estádios prontos. De acordo com o cronograma atual, só o trio terá as arenas prontas até dezembro de 2012 – um terço dos nove estádios que o governo federal garantiu à Fifa.

Por esse motivo, Fortaleza, Belo Horizonte e Brasília foram contempladas com a Copa das Confederações. O Rio é a quarta sede confirmada, embora o Maracanã só vá ficar pronto no primeiro trimestre de 2013. Mas o Rio é tratado como caso à parte por ter o templo do futebol brasileiro.

Mobilidade - O anúncio em Zurique mostrou que, ao menos para a Copa das Confederações, as obras de mobilidade urbana não estão no primeiro plano da Fifa. Em Fortaleza, as obras de mobilidade prometidas ainda não avançaram. O metrô, com 14 anos de espera, ficará pronto até o fim de 2012, garante Feitosa. Mas não passará pelo Castelão. Nem os acessos ao estádio começaram a ser construídos.

Nenhum comentário: