11/11/2011

O que fazer quando não se tem experiência?

Às vezes o mercado de trabalho utiliza critérios contraditórios ou difíceis de conciliar. O mais comum deles é quando as empresas desejam funcionários jovens e com experiências profissionais.

Se essas empresas não derem oportunidades aos jovens, principalmente aos estudantes ou recém formados, como eles irão adquirir experiências profissionais?

As empresas de vanguarda já perceberam que há inúmeras vantagens em dar oportunidades aos inexperientes:

1) Eles não possuem “vícios profissionais” que alguns outros já dispõem.

2) Trazem novas formas de pensar e de agir para aprimorar processos, produtos e serviços, resultando em melhorias no atendimento e em vendas.

3) As empresas podem identificar profissionais talentosos e prepará-los para assumirem funções e cargos de maior complexidade.

Essas empresas criativas e que estão em franco crescimento, utilizam mentores profissionais para auxiliarem os jovens a desenvolverem as suas habilidades e competências. Essa parceria favorece a aprendizagem recíproca.

O que fazer quando a empresa exige experiência profissional?

√ Busque estágios nas empresas, divulgando os seus trabalhos realizados na escola, faculdade ou universidade.

√ Realize trabalhos voluntários dentro e fora da sua área profissional. Com isso você ganhará experiência e será um diferencial para o seu currículo. Aprendemos muito quando ajudamos outras pessoas.

√ Busque ajuda de profissionais experientes (parentes, amigos, vizinhos, orkut, facebook) e crie com o auxílio deles, projetos específicos para as empresas onde você está concorrendo a uma vaga ou deseja trabalhar. Normalmente, as empresas têm dificuldades em melhorar o atendimento ao cliente, aumentar as vendas e reduzir custos operacionais.

Pense com a cabeça do consumidor do cliente da empresa onde você deseja trabalhar. Em seguida, analise de que forma poderá contribuir para que a empresa alcance sucesso junto a esse cliente.

Para fazer isso é preciso uma boa dose de motivação, persistência, criatividade e trabalho em equipe. Vá em frente e sucesso!

Nenhum comentário: