11/11/2011

Quatro longas baianos estão em exibição nos cinemas de Salvador

Filhos de João, Bahêa Minha Vida, Capitães da Areia e Jardim das Folhas Sagradas estão em destaque
Reunião entre produtores de cinema e o Governo do Estado discutiu principais dificuldades do cinema baiano

Nos últimos anos, o cinema baiano deu um salto de qualidade e originalidade. E para coroar esta nova fase, quatro longas-metragens estão em cartaz nos cinemas de Salvador. Filhos de João, de Henrique Dantas,Bahêa Minha Vida, de Márcio Cavalcante, Capitães da Areia, de Cecília Amado, e Jardim das Folhas Sagradas, de Pola Ribeiro, podem ser assistidos em diversas salas.

Esse destaque que o cinema baiano atingiu foi tema de reunião entre o governador Jaques Wagner e representantes da Associação dos Produtores e Cineastas da Bahia, na terça-feira, 9. Na ocasião, foram apresentadas as principais dificuldades e as últimas produções do segmento no estado

Em entrevista ao Portal iBahia, Pola Ribeiro afirmou que é extraordinário fazer filmes na Bahia. "Temos excelentes atores, cenários belíssimos, figurino e músicos espetaculares. Além da história, da tradição cinematográfica que reúne nomes como Glauber Rocha e Roberto Pires". Para o diretor, a Bahia tem tudo para fazer um cinema que dialogue com o mundo.

Segundo informações da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, entre 2007 e 2011, o Governo do Estado já investiu cerca de R$ 20 milhões em audiovisuais, por meio de editais públicos. Nos últimos quatro anos, somente em longas metragens, o Estado já investiu R$ 6 milhões. "O Estado tem essa sensibilidade, de receber o pessoal do cinema e discutir com eles como o governo pode atuar nesta área", justificou o secretário da Cultura Albino Rubim durante a reunião.

Nenhum comentário: