03/01/2012

Cantigas e samba de roda no reisado de Tiquaruçu

Ao som do legítimo samba de roda, milhares de pessoas devem percorrer as ruas do distrito de Tiquaruçu, no próximo sábado (07) e domingo (08), durante a tradicional Festa de Reis. O evento tem início no sábado, às 20 horas, com variada grade de atrações. O momento mais esperado da festa é o reisado marcado para começar a partir das 13 horas sob o comando do Reisado de São Vicente e grupo Chapéu de Couro.

A Festa de Reis de Tiquaruçu, como lembra o cantor e compositor Asa Fillho, um dos responsáveis pela organização da festa, ganhou reconhecimento nacional. “O Dia de Reis é comemorado no dia 06 de janeiro. A festa é tradição na igreja católica, comemorada em vários países. A Festa de Reis de Tiquaruçu ganhou uma nova dimensão e novo formato atraindo cada vez mais pessoas de diversos lugares”, ressalta.

Para os moradores do distrito, este é o momento de confraternização entre a comunidade. A professora Dulce Leal Costa destaca a importância da manifestação para valorização da cultura regional.

“A tradição deve ser continuada. Esta é uma festa belíssima, que reúne religião, cultura e muita alegria. Além de participar eu procuro incentivar, principalmente, os jovens a fazerem parte deste acontecimento secular”, afirma.

De acordo com a estudante Laís Santana, o evento transformou o distrito de Tiquaruçu em ponto turístico. “O nosso reisado é famoso. O distrito fica lotado de pessoas da região e também de outras cidades, ganhando ares de carnaval. E quando termina um já ficamos na expectativa para a festa do próximo ano. Já estamos todos contando as horas para o início das comemorações”, revela.

No sábado (07) haverá shows com as bandas Mulheres Perdidas, Diego Costa, Hit Moleque, Beto Cardoso, Malícia Sem Vergonha e Ki Xote é Esse. No domingo (08), alem do tradicional reisado, haverá apresentações musicais com Sem Mais Nem Menos, O Bote, Simplicidade A Mais, Viola de Doze e Nenem do Acordeon. (Com informações da Secom)

Nenhum comentário: