10/01/2012

Globo estreia hoje a minissérie "Dercy de Verdade"

As duas intérpretes de Dercy ao lado de sua filha, Decimar


Dependendo da sua idade, você só conhece Dercy Gonçalves como a velhinha que fez diversas personalidades ficarem coradas de vergonha ao proferir os palavrões mais cabeludos em rede nacional até 2008, quando morreu aos 101 anos. A veia irreverente, no entanto, foi apenas uma das facetas da comediante, como pretende mostrar a microssérie “Dercy de Verdade”, que a Globo estreia nesta terça-feira (10), por volta das 23h.

A trama em quatro capítulos terá três protagonistas, Luiza Périssé, intérprete da infância da atriz, Heloísa Périssé, responsável da adolescência à vida adulta, e Fafy Siqueira, que faz o papel até o fim de seus dias. A história começa nos primeiros anos de Dolores Gonçalves Costa (Luiza Périssé) em Santa Maria Madalena, no interior do Rio de Janeiro, onde sofreu com o abandono da mãe e com os maus tratos do pai. Ainda na juventude, ela se encantou com o galã de uma companhia de teatro e deixou a cidade com o sonho da vida artística.

Escrito por Maria Adelaide Amaral – a partir de seu livro sobre a atriz, "Dercy de Cabo a Rabo" –, o programa tem a difícil missão de desmistificar sua figura e condensar um século de existência em apenas quatro episódios. O esquema utilizado pela emissora deve ser semelhante ao mostrado com sucesso em produções lançadas em anos anteriores, como "Maysa" e "Dalva e Herivelto": atores famosos, estrutura novelesca e produção bem cuidada.

Para uma produção que pretende deixar de lado a caricatura de Dercy, no entanto, incomoda a escalação de Heloísa Périssé como a protagonista de grande parte da microssérie. Conhecida por suas caras e bocas e pelo ritmo quase exagerado de comédia, ela quer mostrar que pode se dar bem em cenas dramáticas. É torcer para que ela surpreenda.

O projeto dirigido por Jorge Fernando também deve ser transformado em filme, previsto para estrear nos cinemas em 2013 com cenas inéditas e mais fortes do que as exibidas na TV.

Nenhum comentário: