05/01/2012

Pegou! Conheça a verdadeira história do hit ‘Ai se eu te pego’, composição dos baianos Dyggs e Sharon

Classificada pela revista norte-americana Forbes como fenômeno da internet, a música nasceu de uma brincadeira em 2008

Os números impressionam: quase 100 milhões de visualizações no YouTube, sendo a música brasileira mais acessada da história do site, sétimo vídeo musical mais visto no mundo e primeiro lugar nas paradas do iTunes em países como Itália, Espanha, Bélgica e Holanda. Composta há três anos pelos baianos Antônio Dyggs, em parceria com Sharon Acioly – a mesma do hit ‘Dança do Quadrado’, ‘Ai se eu te pego’ tem uma longa história e subiu degrau por degrau a escada para o sucesso. Desde 2008, o hit está na ponta da língua dos feirenses, primeiros a dançarem a coreografia, agora conhecida em todo o mundo.

Classificada pela conceituada revista norte-americana Forbes como fenômeno da internet, 'Ai se eu te pego' nasceu de uma brincadeira de Acioly, em uma badalada barraca de Porto Seguro.  “Em 2008 escutei o refrão criado por Sharon para chamar dançarinos no palco, mas não era uma música ainda”, conta Dyggs. Ele achou interessante e começou a compor: “Quando estava com a música pronta liguei para a Sharon e ela gostou. Costumo dizer que fizemos ‘Ai se eu te pego’ juntos, mas em momentos diferentes”.  A parceria dos dois deu tão certo que eles viraram sócios e decidem todos os assuntos relacionados ao hit juntos.

Repercussão mundial - O sucesso, dizem especialistas em música, se dá a uma combinação de elementos: refrão que ‘gruda na cabeça’, letra simples, melodia agradável, coreografia fácil e muitas, muitas repetições. Em entrevista ao portal iBahia, Dyggs, que também é empresário e professor de inglês, revelou que quando compôs a música não imaginou a dimensão que ela iria tomar. “Todo mundo me pergunta se eu esperava tanto sucesso. Te digo que não dava para imaginar que, três anos após compor, ela ia estourar em todo o mundo”. 

Dyggs atribui a grande repercussão da música a diversas pessoas. “O sucesso vem desde Sharon, passando por  Meninos de Seu Zé, Cangaia de Jegue e Garota Safada, até chegar em Michel Teló. Também não posso esquecer de Neymar e Cristiano Ronaldo, que comemoraram gols com a coreografia”, analisa.

— Michel Teló conseguiu traduzir o espírito da música e mostrou para o Brasil todo (Dyggs)


Na voz de Michel Teló - Em 2011, 4,5 milhões de pessoas assistiram aos 220 shows do cantor paranaense, uma média de 20 mil pessoas por apresentação. No total foram quase duzentas horas dentro de um avião para se locomover entre as cidades, de acordo com dados fornecidos pela produção de Michel Teló. Na voz do cantor de 30 anos, a música quebrou a seriedade de um grupo de soldados israelenses, que dançaram a coreografia num vídeo que causou polêmica em todo o mundo.

Existem também gravações não autorizadas da música em polonês e hebraico. A próxima versão, em inglês, será lançada por Teló até o final de janeiro, junto com um clipe que o sertanejo já está gravando. “Eu faço questão de dizer que Michel telo é um grande parceiro. Ele conseguiu traduzir o que a ‘Ai se eu te pego’ precisava, o espírito da música, e mostrou para o Brasil todo”, elogia Dyggs. Matéria completa você acompanhar no http://www.ibahia.com/

Ouça a versão em inglês de 'Ai se eu te pego':

Nenhum comentário: