Mais moderna do que tradicional em relação aos outros territórios dos Emirados Árabes Unidos, Dubai passou por cima de seu clima desértico para chamar a atenção do mundo. A capital de mesmo nome combina um grande centro de negócios, lojas de luxo e muitas atrações para os visitantes. Quando se fala em Dubai logo vem à mente construções arrojadas, frutos da riqueza vinda do petróleo. E isso é verdade. Nas últimas duas décadas, sobretudo, não parou de erguer arranha-céus de esplendorosa arquitetura. Entre os que mais atraem a atenção estão o Burj Khalifa, considerado o mais alto do mundo, e o Burj Al Arab, com a forma de uma vela. Pode-se gastar horas visitando os souks (os mercados em árabe) ou os shoppings. O The Dubai Mall, abriga, além de 1200 lojas, o enorme The Dubai Aquarium e o Mall of the Emirates Mall dá espaço para o Ski Dubai, uma incrível pista de ski indoor. Para conhecer melhor a história do lugar, uma das opções é o Museu de Dubai, que reúne achados arqueológicos da região. A tradição islâmica está representada na belíssima Mesquita de Jumeirah. Já Bastakiya, umas as áreas residenciais mais antigas da região, exibe construções com arquitetura única.
Como Chegar
A Emirates (www.emirates.com.br) oferece voos diretos de São Paulo para Dubai, com duração de 14h30. Outras opções são a Qatar Airways (www.qatarairways.com), Turkish Airlines (www.flyturkish.com) e companhias europeias como KLM, British Airways, Lufthansa e Iberia que, claro, fazem conexão em seus respectivos hubs.
O moderno aeroporto internacional de Dubai (DXB, www.dubaiairport.com) localiza-se dentro da cidade e a apenas alguns quilômetros dos principais hotéis da cidade. A forma mais simples de transporte entre os terminais e seu destino final é através de táxis, sempre práticos e convenientes. Se preferir, tome o metrô (www.rta.ae). Lembre-se que muitos hotéis oferecem o serviço de traslado para muitos de seus hóspedes.
Um pouco dos lugares para visitar
Não importa de que ponto da cidade você olhe, lá está ele, do alto de seus 160 andares, olhando imponente sobre seus vizinhos, o prédio mais alto do mundo, o famoso Burj Khalifa. Com 829 metros de altura ele não só é o prédio mais alto, como muito mais alto que todos os outros em Dubai. E olha que aqui todos os prédios são gigantescas torres e verdadeiros arranha-céus.
Quer ver lá de cima sob o mesmo ângulo de Tom Cruise em Missão Impossível 4? Suba a 65km/h no elevador mais rápido do mundo e aprecie Dubai em vista panorâmica. Lembre-se apenas de comprar o ticket com certa antecedência, pois comprar para o mesmo dia custa mais caro. Como não é uma atração muito demorada, aproveite para encaixá-la no mesmo dia que for ao Dubai Mall.
Dubai Mall
Maior shopping do mundo, excelente para compras uma vez que você pode encontrar tudo o que o seu desejo pode alcançar. Neste shopping é possível passar um dia inteiro, e ainda não ver tudo! Porque o Dubai Mall não é só compras, ele oferece atrações como o Dubai Aquarium e o Underwater Zoo, Kidzania e Sega Republic. Além disso não perca a maravilhosa e emocionante dança das águas que acontece no lago do shopping todos os dias a partir das 6 da tarde, a cada meia hora.
Palm Island
A Palm Islands (em árabe جزر النخيل) são ilhas artificiais em Dubai, sobre os quais grandes obras de infra-estruturas comerciais e residenciais serão construídas. As ilhas são os maiores projetos de saneamento em todo o mundo e terá como resultado as maiores ilhas artificiais do mundo. Elas estão sendo construídas pela Nakheel Properties, uma incorporadora de imóveis nos Emirados Árabes Unidos, que contratou o empreiteiro holandês Van Oord para dragagem marinha, um dos maiores especialistas do mundo na recuperação de terras. As ilhas são a Palm Jumeirah, a Palm Jebel Ali e da Palm Deira.
Ferrari World