O presidente da Comissão de Infraestrutura, Desenvolvimento Econômico e Turismo, o deputado estadual Hildécio Meireles (PMDB) reuniu-se, na última terça-feira (14), com integrantes do colegiado e com o Secretário de Turismo do Estado da Bahia, Nelson Pelegrino, na Assembleia Legislativa, para discutir algumas ações de planejamento da Secretaria de Turismo no ano de 2015.
Na oportunidade, o deputado destacou algumas solicitações, como a necessidade de urbanização na obra na orla da praia de Guaibim, em Valença; a conclusão da orla de Camamu e investimentos, bem como intervenções na região de Morro de São Paulo e do Baixo Sul como um todo.
“Para nossa alegria e até surpresa, apresentamos a necessidade de urbanização da obra de Guaibim, no município de Valença, e o secretário nos disse que está de fato dentro da sua programação, como também a conclusão da orla de Camamu. Portanto, são duas ações importantes na nossa região”, afirmou o deputado Hildécio Meireles.
Durante a reunião, o peemedebista também voltou a ressaltar os recentes casos de violência que vêm acontecendo na região litorânea do estado. “Morro de São Paulo, que é um dos pontos turísticos mais importantes da Bahia, precisa da presença constante do poder público, sobretudo do poder público estadual que tem mais possibilidades. Não podemos deixar que casos de assaltos e crimes de uma forma geral, como os que vêm acontecendo na Ilha de Itaparica, afastem os turistas dessas regiões”, salientou Meireles.
Segundo o Secretário de Turismo do Estado, uma das primeiras coisas debatidas nas reuniões da secretaria foi a segurança do turismo náutico. “Teremos que criar uma polícia especializada nessa área, um reforço! Tenho conversado muito com o Secretário de Segurança Pública e com o Comandante da PM. Sendo assim, teremos que construir estratégias próprias para os destinos turísticos e áreas turísticas, inclusive para o turismo náutico”, explicou.
Quanto aos questionamentos do deputado Hildécio e dos integrantes da comissão, no que se refere às obras e investimentos a serem realizados, o secretário afirmou que as solicitações serão avaliadas e algumas já estão em processo de desenvolvimento. Das 13 zonas do estado, a secretaria agirá em 28 cidades. “Em Morro de São Paulo nós fizemos uma intervenção em parceria com a prefeitura e o Governo Federal de requalificação urbana. Quanto à orla de Guaibim, o projeto executivo está pronto e agora nós temos a condição de fazer a captação dos recursos para a reforma. A conclusão da obra da orla de Camamu também está dentro da nossa programação”, concluiu.
Fonte: Ascom do deputado estadual Hildécio Meireles.