13/11/2008

TV Cultura


A TV Cultura é uma emissora de televisão brasileira com sede em São Paulo, capital do estado homônimo. Emissora pública de caráter educativo e cultural, foi fundada em 15 de junho de 1969 na capital paulista, gerando programas de televisão educativos que são transmitidos para todo o Brasil via satélite e através de suas afiliadas em diversas regiões do Brasil.
É mantida pela Fundação Padre Anchieta, uma fundação sem fins lucrativos que recebe recursos públicos, através do governo do estado de São Paulo, e privados, através de propagandas, apoios culturais e doações de grandes corporações.
A Cultura procura expressar seu caráter público de programação, declarando sua independência em relação ao Estado ou a qualquer grupo privado.(existem controvérsias e questionamentos eventuais sobre o real cumprimento destes papéis).

A Rede Pública de Televisão, formada pela união da TVE Brasil (RJ) com a TV Cultura (SP), foi extinta no dia 2 de Dezembro de 2007, data da inauguração da TV Brasil, a TV pública do Governo Federal Brasileiro. Com isso, São Paulo e outros estados brasileiros passaram a transmitir apenas o sinal da TV Cultura.
Por: Dijavan Carvalho

Nenhum comentário: