29/06/2010

Com Villa decisivo, Espanha bate Portugal e pega o Paraguai nas quartas de final da Copa

Atacante marcou o único gol da partida na Cidade do Cabo, aos 18min do segundo tempo

Do R7

Destaque de seu time na Copa do Mundo, o atacante Villa ofuscou Cristiano Ronaldo e marcou o gol da vitória da Espanha sobre Portugal por 1 a 0, em partida válida pelas oitavas de final da Copa do Mundo.

Com o resultado na cidade do Cabo, a equipe do técnico Vicente del Bosque se classificou para enfrentar o Paraguai nas oitavas de final. O jogo acontece no próximo sábado (3), às 15h30 (horário de Brasília), no estádio Ellis Park, em Johannesburgo.


A primeira chance da Espanha aconteceu logo no primeiro minuto de jogo. Fernando Torres recebeu no lado esquerdo, corou para dentro e bateu da entrada da área para boa defesa de Eduardo. Dois minutos depois, em jogada muito parecida, Villa arriscou outra finalização e o goleiro português novamente espalmou.

No começo da partida, o time espanhol insistiu em jogadas pela esquerda e obrigou Eduardo a trabalhar novamente aos 6min. David Villa recebeu na área, passou pela marcação e chutou forte para nova intervenção do goleiro português.

Portugal equilibrou as ações e chegou com perigo aos 20min. Depois de bonita troca de passes, Tiago bateu de fora da área, Casillas defendeu parcialmente e o árbitro argentino Hector Baldassi marcou falta de ataque quando Hugo Almeida tentou disputar pelo alto com o goleiro espanhol.

Aos 27min, Cristiano Ronaldo cobrou falta de longe, Casillas soltou, mas nenhum atacante apareceu para aproveitar.

No segundo tempo, Portugal quase marcou em um lance fortuito. Hugo Almeida arrancou pela esquerda, observou Cristiano Ronaldo na área, tentou o cruzamento, mas a bola desviou em Puyol e quase enganou Casillas.

A Espanha perdeu duas oportunidades aos 15min. Llorente, que entrou na etapa final na vaga de Fernando Torres, recebeu cruzamento de Sérgio Ramos e cabeceou com força para grande defesa de Eduardo. Na sequência da jogada, Villa chutou da meia-lua para fora.

O gol saiu dois minutos mais tarde, em bonita jogada trabalhada. Iniesta passou para o meio da área, Xavi tocou levemente de calcanhar e Villa, em posição duvidosa, chutou duas vezes para marcar na Cidade do Cabo. Foi o quarto gol do atacante na competição. Ele se juntou ao argentino Higuaín e ao eslovaco Vittek na artilharia do torneio.

Foi o primeiro gol sofrido por Portugal na Copa do Mundo da África do Sul. Acabou selando a eliminação da equipe comandada por Carlos Queiroz.. Em compensação, o time marcou todos os seus sete gols em um único jogo, contra a Coreia do Norte. Diante de Costa do Marfim, Brasil e Espanha o ataque passou em branco.

A Espanha ainda teve duas grandes chance de ampliar. Aos 24min, Sérgio Ramos chutou de longe e Eduardo espalmou para escanteio. Aos 40min, Llorente cabeceou e a bola passou muito perto.

O português Ricardo Costa ainda foi expulso aos 43min depois que o árbitro entendeu que ele deu um soco em Capdevilla durante disputa de lance na área.

Nenhum comentário: