29/06/2010

Olodum faz história na África do Sul com difusão da cultura Baiana

 

Visita da galera do Olodum na antiga casa de Nelson Mandela
 
Vinte anos após a gravar o hino nacional da África do Sul na língua zulu, para apoiar e divulgar o combate ao racismo e ao fim do Apartheid, o Olodum faz a sua primeira visita ao país. A histórica viagem deve-se ao Expresso Brasil na Copa, maior projeto cultural realizado no continente africano promovido pelo Ministério da Cultura do Brasil, através da Fundação Cultural Palmares, em parceria com a Maurício Pessoa Produções.

Apenas três horas após desembarcar em Joanesburgo, no último domingo (27), o grupo foi para o reduto da resistência ao Apartheid: o bairro de Soweto. Lá, eles conheceram a antiga casa de Nelson Mandela, onde ele morou até 1963, antes de ser preso. Hoje, o local funciona como um museu, que guarda muitos documentos e memórias da principal personagem da luta contra a discriminação e o racismo. Emocionados, os integrantes da banda de matiz africana fizeram ecoar o seus tambores numa homenagem a Nelson Mandela e ao fim do regime de segregação racial.

Programação musical
O grupo chegou hoje a Durban, onde se apresenta às 18h (horário local) - 23h (horário de Brasília). Munidos de toneladas de equipamentos e instrumentos de percussão, os 22 músicos se apresentaram ontem em Joanesburgo, na Mary Fitzgerald Square. Informações do Bahia Já.

Nenhum comentário: