29/06/2010

Peer Gynt no Teatro Margarida Ribeiro

Apresentações neste domingo e na segunda-feira

O espetáculo "Peer Gynt", da Cia PeQuod Teatro de Animação, do Rio de Janeiro, ama BR de Cultura 2009/2010, que conta com o patrocínio da Petrobras, por meio da Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura, estará apresentando em Feira de Santana, no Teatro Municipal Margarida Ribeiro, equipamento da Prefeitura de Feira de Santana, no domingo (4 de julho) e na segunda-feira (5), às 19h30.

A saga do inquieto e malandro Peer Gynt - personagem-título deste clássico do teatro moderno, figura que Henrik Ibsen moldou a partir de contos nórdicos tradicionais - ganhou em 2006, centenário da morte do autor, uma versão para bonecos e atores da Cia. PeQuod, Teatro de Animação, uma das mais importantes companhias de teatro de bonecos do Brasil. A companhia, dirigida por Miguel Vellinho, criou espetáculos premiados como "O Velho da Horta", "Filme Noir" e "A Chegada de Lampião no Inferno".

"Peer Gynt" combina bonecos e atores em um cenário de alta sugestão poética e revelação total das engrenagens que impulsionam a ilusão da cena. Esses esforços acabaram sendo recompensados com duas importantes indicações ao Prêmio Shell de Teatro (Melhor Direção e Melhor Cenografia), além de ter sido considerado pelo jornal "O Globo" como uma das dez melhores peças teatrais do ano.

Mesclando bonecos com bonecos, bonecos com atores, atores com atores, usando objetos de cena como personagens, a montagem de "Peer Gynt" é um marco nos avanços dentro da linguagem a que se dedica a companhia.

Direção: Miguel Vellinho. Elenco: André Gracindo, Carla Odorizzi, Gustavo Barros, Márcio Newlands, Monica Botafogo e Raquel Botafogo. Assessoria teórica: Karl Erik Schøllhammer. Cenário e adereços: Carlos Alberto Nunes. Figurinos (atores e bonecos): Kika de Medina. Iluminação: Renato Machado. Direção musical e trilha sonora: Maurício Durão. Direção de movimento: Claudia Radusewski. Consultoria de acrobacia aérea: Júlia Diehl. Confecção dos bonecos: Maria Rêgo Barros, Liliane Xavier, Flávia Vitralli, Márcio Newlands e Miguel Vellinho. Esculturas dos bonecos: Maria Rego Barros e Flávia Vitralli. Direção de produção: Sérgio Saboya e Silvio Batistela. Produção: Galharufa Produções Culturais Realização: Cia PeQuod -Teatro de Animação (http://www.pequod.com.br/).

A classificação indicativa é para maiores de 16 anos. Ingressos: Inteira: R$ 8,00 e meia: R$ 4,00, extensiva a comerciários (carteira do Sesc, o Centro do Serviço Social do Comércio de Feira de Santana tem participação), estudantes (com carteira), classe artística e servidores do Sistema Fecomércio - Bahia (crachá funcional). Desconto de 50% na apresentação do Cartão Petrobrás.Informações da SECOM.

Nenhum comentário: