13/07/2010

WEB-TV completa um ano

Em 2010, a TV Universitária da UEFS completa 13 anos de existência e 1 ano de WEB-TV com uma série de atividades acadêmicas e culturais, que incluem o lançamento da nova identidade visual da TV que passará a se chamar “TV Olhos d’água”, em homenagem as origens da cidade de Feira de Santana.


Tendo sido criada em maio de 1997, a TV Universitária da Uefs atuou inicialmente como um veículo de comunicação com alcance intramuros, funcionando com a instalação de monitores de TVs nas cantinas do campus, transmitindo um jornal diário e produzindo vídeos institucionais.



Em 2007, a atual Reitoria propôs que se elaborasse uma política de Comunicação para a universidade, incluindo a reestruturação da chamada “TV U”. Uma série de seminários foi realizada ao longo do ano de 2008, que culminou na elaboração do atual projeto de televisão pública e democrática, lançada no dia 10 de Julho de 2009 com conceito, missão, perfil, público alvo e linha editorial bem definidos.



Foi preciso o exercício diário de toda a equipe da TV Universitária e o aprendizado com as outras colegas TVs para tornar a TV Universitária da Uefs a imagem da nossa diversidade. O primeiro passo dado neste sentido foi, em maio de 2009, a filiação à ABTU – Associação Brasileira de Televisão Universitária. Esta iniciativa conectou a TV Universitária da Uefs com o que acontecia no cenário nacional e possibilitou, só em 2009, a sua participação em eventos importantes, tais como: 2o Fórum Nacional de TVs Públicas em Brasília e da Assembléia da ABTU; Mostra Cinema Conquista ano 5, em Vitória da Conquista – Bahia; XI Fórum Nacional de Televisão Universitária no CRUB – Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras em Brasília – DF; 8º Festival Nacional do Vídeo Universitário Cuiabá – MT e Conferência Nacional de Comunicação em Brasília.





Um comparativo entre 2009 e 2010 mostra como vem sendo a atuação da TV Universitária da Uefs como WEB-TV: durante todo o ano de 2009 foram feitas 249 solicitações de pautas e em 2010, foram solicitadas, até o mês de junho 182 pautas, sendo que, no mesmo período do ano passado, quando TV ainda não estava oficialmente no ar, foram apenas 23 pautas.



No site da TV Universitária da Uefs, há 11 meses no ar, constam, até o momento, 29078 visitantes. E, há ainda que destacar a parceria com a TV Educativa da Bahia, que significou um grande incentivo e uma oportunidade de dar mais visibilidade a essas produções. Através dela foram veiculadas 04 matérias durante as mais de 72 horas transmissões do Carnaval 2010. Na Micareta de Feira de Santana que, pela primeira vez teve a participação de uma televisão universitária durante os 04 dias, foram veiculadas 16 matérias e, para o São João, foram produzidas 05 matérias.



Em 2010, com a formação do Sistema de Televisão Pública da Bahia, composto pela TV Educativa da Bahia, pelas 04 televisões das universidades estaduais, pela TV Anísio Teixeira e Fapesb, apoiadas pelas Secretarias de Cultura, da Educação e de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado, as perspectivas de crescimento e profissionalização são melhores ainda.



Nadia Virginia B. Carneiro



Coordenadora da TV Universitária da UEFS

Nenhum comentário: