Os registros de pesquisas eleitorais no TSE contém uma novidade que ainda não vi divulgada na grande imprensa. É uma pesquisa de “tracking”, diária, sobre as intenções de voto para Presidente, da Vox Populi, patrocinada pela Band e pelo portal IG, que vai aferir, diariamente, até a véspera das eleições, a tendência de comportamento eleitoral de uma amostra diária (e variável) de 500 eleitores, em todos os estados brasileiros.
Segundo o registro da Vox, as pesquisas são contínuas, “onde um novo componente da amostra é modificado a cada dia, em substituição a outro com igual distribuição amostral, para acompanhar a evolução da opinião pública ao longo do tempo”. O questionário utilizado na coleta de dados é o mesmo durante todo o período de realização do tracking.
Pelo registro no TSE, sob o número 27428/2010, ela começou a ser feita no sábado, mas, pelo prazo definido em lei de cinco dias, só pode ser publicada a partir do dia 2 de setembro, pelo fato de só ter sido registrada no dia 27 último. Há em campo, também, uma pesquisa Ibope/Globo/Estadão, cujos resultados devem sair na sexta-feira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário