O presidente Luiz Inácio Lula da Silva termina seu mandato com aprovação recorde de sua gestão. Ao final de oito anos, 80% da população considera seu governo “ótimo” ou “bom”.
A pesquisa, realizada pelo instituto Ibope a pedido da CNI (Confederação Nacional da Indústria), mostra que é a segunda vez consecutiva que a administração Lula bate recorde de aprovação neste ano.
Quanto aos que não aprovam o governo, o índice se manteve baixo: apenas 4% acham a gestão do petista “ruim” ou “péssima”. Consideram o governo regular 16%.
Sobre a atuação pessoal do presidente Lula, 87% consideraram “ótimo” ou “bom” seu desempenho como chefe do governo. A confiança em Lula alcança 81%, também recorde.
Os números mostram uma escalada na aprovação à medida que o mandato de Lula caminha para o final.
No levantamento anterior, do final de setembro, o governo alcançara aprovação de 77% dos brasileiros. Já havia sido o maior índice obtido durante o governo Lula. A desaprovação ficara, à época, em 4%. Em junho, Lula era aprovado por 75% e desaprovado por 3%.
A pesquisa CNI/Ibope entrevistou 2.002 eleitores de 140 municípios em todo o país entre os dias 4 e 7 de dezembro.
A margem de erro da atual pesquisa é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, e a taxa de confiança é de 95% (em 100 pesquisas semelhantes, apenas 5 trariam resultados destoantes).
Nenhum comentário:
Postar um comentário