26/01/2011

Férias para o corpo, mas não para o Espírito.

Estimados jovens. Mais um ano em nossa existência. Mais 365 dias que poderemos ter muitas oportunidades de crescimento em nossa vida cristã. Mais uma vez, a seção “Jovem” quer estar ao seu lado, indicando alguns caminhos, sugerindo algumas ações para juntos crescermos como seres humanos, engajados em uma proposta de fé e vida, onde nosso crescimento não seja apenas em estatura, mas em sabedoria e em graça diante de Deus e dos Homens.

Foi refletindo sobre isso que pensei em um desafio para este primeiro mês do novo ano que se inicia, onde muitos estão curtindo as merecidas férias. O desafio será justamente zelar pelo nosso corpo, mas sem esquecer nosso espírito. Vamos juntos nessa?

Muitos jovens aproveitam o período de férias para recomporem as energias gastas durante o ano. Geralmente gastamos basicamente nossas energias em dois tipos de atividades: estudo e trabalho físico. Com certeza, quando chega ao final de semana, o que mais queremos é descansar. Durante as férias não é diferente. Procuramos nestes dias de lazer e relaxamento esquecer os estudos, os trabalhos etc, não é mesmo?

Mas o que percebemos também é que geralmente damos férias também para o nosso Espírito. Esquecemos por completo de zelarmos pela nossa alma. É justamente nesse período, em que temos tempo de sobra, que deveríamos aproveitar para colocar em dia nossa situação de cristão. Infelizmente o que se percebe é que muitos jovens, e também adultos, se esquecem do espírito. Aproveitam as férias para o lazer, descanso, viagens, praia, festas, baladas etc, mas se esquecem por completo de zelar pelo Espírito.

O nosso Espírito precisa de oração, de momentos de reflexão. Deus quer ter um momento privilegiado conosco. As férias é o tempo ideal para isso. Pare agora e pense um pouco nas suas últimas férias. Faça um cálculo, em porcentagem, e responda: quanto tempo você gastou com lazer, viagens, festas, baladas, praia? E com a sua alma? Você rezou durante esse período? Participou da missa e/ou cultos? Tirou um momento para um exame de consciência? Para agradecer e louvar a Deus pelo ano que teve?

Acredito plenamente na força do jovem. Acredito que você seja capaz de dedicar algum tempo para esse momento de paz e tranqüilidade com Deus. As férias fazem com que nosso corpo relaxe e descanse, mas o Espírito não precisa de férias, pois é justamente nesta esfera que sentimos relaxados, tranqüilos e com a consciência leve, sobretudo se estivermos diariamente em sintonia com Deus, e para isso precisamos dedicarmos algum tempo.

Fica aqui o desafio para esse mês de férias: dedicar um tempo para estar em sintonia com o espírito e pense bem: férias só para a sua mente e seu corpo, para o seu Espírito não. A todos os leitores amigos desejo um ótimo ano de 2011.


Vamos Rezar?

1. Escolha um lugar tranqüilo. O silêncio é essencial para uma boa oração.

2. Fazer seus pedidos. É muito importante antes de começara a rezar fazer as suas intenções: para quem ou por quem gostaria de rezar hoje?

3. Concentre-se. Feche os olhos e respire fundo. Procure sentir-se em paz com Deus, com o outro, com a natureza e consigo mesmo, buscando trazer para dentro de si um silêncio profundo e uma paz envolvente. Sinta-se bem relaxado.

4. Reze agora através de uma leitura da bíblia. Escolha uma leitura com a qual você de identifique. Pode ser do Antigo Testamento ou do Novo Testamento. O importante é gostar e sentir-se bem com a leitura.

5. Procure agora refletir sobre a leitura lida. Faça algumas perguntas a si: o que a leitura quis te mostrar? Qual a mensagem que ela trás? Como você pode viver em sua vida diária o que a leitura ensina? Fique um bom tempo pensando sobre a leitura, comparando a mensagem lida com a sua vida.

6. Na medida em que você for refletindo sobre a mensagem lida, procure fazer algumas orações de louvor, agradecimento, pedido etc. Agradeça a Deus o dom da vida; louve as férias, o período de descanso que você tem; peça a graça de ser fiel à sua vocação de cristão; peça àquelas graças que você mais necessita no momento. Peça para você e para os outros, para os amigos e familiares.

7. Termine a oração com um Pai-Nosso.

Rezar é algo simples. Basta tem um pouco de tempo e paciência. Não é necessário saber rezar, pois o Espírito Santo é que orienta a pessoa. O mais importante é acreditar e entregar-se nas mãos de Deus.

Fonte: amaivos

Nenhum comentário: