25/02/2011

Corretora vê oportunidade em ações da Petrobras

Plataforma da Petrobras na Bacia de Santos


Aumento no preço do barril de petróleo vem favorecendo as ações da Petrobras

São Paulo - O desenrolar do conflito na Líbia e a escalada no preço de barril de petróleo têm feito as ações da Petrobras decolarem. Apenas na última quarta, o papel preferencial da companhia subiu 3,88%, ao passo que a ação ordinária da empresa sofreu uma valorização de 4,66%. Para a XP Investimentos, chegou a hora de colocar os ativos da estatal na carteira, de olho nos lucros que serão colhidos no longo prazo.

O analista gráfico da corretora Gilberto Coelho destaca que a ação preferencial da Petrobras (PETR4) cruzou a média para alta no gráfico semanal na última terça-feira. Em 12 anos, o fenômeno ocorreu apenas seis vezes e, em geral, foi bastante favorável ao investidor: a partir dali foram cinco períodos de valorização, com ganho médio acumulado de 94,2%, e apenas uma temporada de vacas magras, com desempenho negativo de 14,2%.

Partindo da pressuposto que o comportamento passado dá pistas de um padrão que irá se repetir no futuro, a aposta é de que o papéis da gigante do petróleo terão bons dias pela frente, depois de serem penalizado pela megaoperação de capitalização no ano passado.
"Vimos que a commodity acumulou alta de cerca de 23% desde agosto de 2010 e que no mesmo período as ações da Petrobras não refletiram praticamente nada deste movimento", acrescentam os analistas fundamentalistas da XP William Castro Alves e Laura Bartelle. Em relatório, eles reforçam que a correlação histórica entre o petróleo e o a oscilação das ações da estatal é da ordem de 85%.

Além disso, completa o time da XP, as perspectivas para 2011 delineiam um cenário favorável para a empresa com o plano de perfuração de 160 poços, a descoberta de óleo de qualidade na Bacia de Santos e a bem sucedida captação de 6 bilhões de dólares no mercado internacional.

Nenhum comentário: