Cadastramento pode ser feito nos postos de atendimento da Coelba
O motivo do adiamento, segundo a Aneel, é a dificuldade de cadastramento dos consumidores apontada por distribuidoras e pelo Departamento de Proteção do Direito do Consumidor, do Ministério da Justiça. Além disso, o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome também teria percebido a necessidade de ampliar o prazo, a fim de identificar consumidores que atualmente recebem o benefício e que ainda não estão no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).
A gerente de atendimento da Coelba, Marilane Silva, conta que, na Bahia, a procura pelo cadastramento tem sido baixa. “Registramos mais de 180 mil atendimentos, mas apenas 43 mil consumidores cadastraram o NIS.
A faxineira Maria do Socorro não perdeu tempo e já cadastrou o NIS junto à companhia. Com uma renda de menos de um salário mínimo, o desconto na conta foi providencial. “Uma bênção na minha vida”. Socorro conta que depois que passou a receber o benefício, o valor da conta de luz caiu de R$ 80 para R$ 27. “Uma economia incrível. O dinheiro que sobra serve para a merenda dos meninos”.
DOCUMENTOS
Para não perder o desconto, os consumidores que já possuem o NIS devem procurar a Coelba. O cadastramento do número pode ser feito na capital e no interior do estado através do telefone 0800 0710800, nas agências de atendimento da empresa; rede Coelba Serviços ou postos do Nova Geladeira Coelba. Aqueles que ainda não têm o NIS podem se inscrever, das 8h às 17h, no Centro de Informação e Atendimento Social (Cias), na rua Djalma Dutra, 128, Sete Portas. Os documentos exigidos são RG, CPF e comprovante de residência e de renda de todos que residem na mesma casa.
O benefício começará a ser retirado dos consumidores da faixa acima de 68 kWh/mês que não se cadastrarem, no mês de junho. A perda do desconto, no entanto, só será percebida na fatura do mês seguinte ou seja, em julho.
Esta é a segunda faixa de consumo estipulada pela Aneel para perda do benefício. Dos consumidores que faziam parte da primeira faixa (média móvel maior ou igual a 80kWh), 116 mil perderam o desconto, mas podem, a qualquer momento, regularizar a situação.
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