A opção pelo vegetarianismo gera controvérsia no meio médico, principalmente em relação às mulheres. Porém, de acordo com George Guimarães, nutricionista especializado em nutrição vegetariana, qualquer um pode ser vegetariano, seja criança, adulto ou gestante. “Desde que a carne seja substituída por alimentos que contenham os nutrientes necessários para o bom funcionamento do organismo, não há problema em cortá-la do cardápio”, diz. “As mulheres, porém, precisam ter mais atenção”, afirma Cláudia Lyn Nishimura, ginecologista e obstetra.
Como todo mês a mulher elimina uma quantidade significativa de sangue durante a menstruação, ela acaba perdendo ferro, armazenado nas hemácias. A endocrinologista e nutróloga Ellen Simone Paiva explica que a hemácia tem um curto período de vida – aproximadamente 120 dias – e que, depois de destruída, o ferro nela contido é reutilizado para a produção de novas células. “Se perdemos sangue, perdemos parte do ferro necessário para a produção de hemácias”, diz a nutróloga.
Uma dieta balanceada supre essa carência. Apesar de a carne vermelha ser a principal fonte de ferro, há alimentos nos quais se pode encontrar o nutriente. George Guimarães explica que vegetais verde-escuros, como couve e brócolis, são excelentes, pois, além de ferro, contêm grande quantidade de cálcio e proteína. É importante lembrar que do modo como é encontrado em muitos alimentos, o ferro não é totalmente absorvido pelo organismo. “Quando comemos uma salada de feijão, o ideal é que temperemos com um molho de limão ou vinagre”, explica a dra. Ellen.
Cuidados na gestação
Durante a gravidez, porém, não há como ingerir toda a quantidade de ferro necessária ao organismo. “Uma anemia mínima é considerada normal para a mulher nessa condição”, explica a endocrinologista. Por isso, toda grávida deve, além de manter uma alimentação rica em ferro, tomar um suplemento para suprir essa carência. O espinafre, porém, apesar de rico em ferro, deve ser evitado durante a gravidez, pois possui ácido oxálico, que impede a absorção de cálcio pelo feto.
A complementação da alimentação com suplementos não se faz necessária quando se mantém uma dieta muito bem equilibrada. Os veganos – que não comem e não usam nada de origem animal –, porém, necessitam de suplementação da vitamina B12, pois não ingerem a quantidade necessária da vitamina, muito importante para a maturação das hemácias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário